Centro de Referência do Professor recebe exposição de Moacir da Silva

Secultfor COMENTÁRIOS

Centro de Referência do Professor recebe exposição de Moacir da Silva

As obras trazem como temática as manifestações artísticas afrodescendentes do Brasil.


Sexta-feira (9) a galeria Antônio Bandeira do Centro de Referência do Professor (CRP), equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebeu a exposição do artista plástico Moacir da Silva: "Afro Arte Memórias e Máscaras". A entrada é gratuita.

Sob curadoria de Henrique Cunha Júnior e Maria Cecília Calaça, esta é a primeira vez em que o trabalho de Moacir da Silva permanece em exposição na galeria. Até o dia 24 de novembro, será possível contemplar 19 peças do artista, obras que trazem como temática principal as manifestações artísticas afrodescendentes do Brasil. A consistência do trabalho artístico desse pintor está na memória urbana da população negra e das diversas cidades brasileiras e na reprodução inventiva das máscaras africanas.

Embora se considere cidadão do mundo, durante os últimos 20 anos, Moacir se radicou cearense e realizou grande parte de suas pinturas no calçadão da Beira-Mar, onde se formou figura do lugar, sempre procurado por colecionadores de artes e amigos.

Galeria Antônio Bandeira

Com uma trajetória de mais de 50 anos, a Galeria Antônio Bandeira homenageia um dos artistas visuais mais reconhecidos de Fortaleza. É um equipamento cultural ligado não só às artes visuais como às políticas de museologia e patrimônio. Desde sua criação. Localizada no Centro de Referência do Professor, área central da cidade, conta em sua estrutura física com o Memorial Sinhá D'Amora. O calendário anual de exposições é definido a partir de um edital específico para seleção de projetos de artistas ou coletivos. Para cada exposição são pensadas oficinas de criação. A galeria desenvolveu ainda um núcleo de Ação Educativa, responsável pela mediação entre visitantes e obras de arte, o que vai além de uma visita guiada. Também está ligado à galeria o Laboratório de Pesquisa em História da Arte (Laphista), grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e leitura dirigida.

::SERVIÇO

Exposição Afro Arte Memórias e Máscaras

Local: Galeria Antônio Bandeira
Endereço: Rua Conde D'Eu, 560, Centro - Antigo Mercado Central
(Centro de Referência do Professor - CRP)
Entrada Gratuita

Secultfor


DAVID ČENĚK no júri do Cine Ceará

Postado em 28/05/2015 - 14:37:00

Edital de Festejos Juninos 2015

Postado em 05/05/2015 - 10:21:28




Comentários

blog comments powered by Disqus