Cine Latino Contemporâneo: Chile em Foco

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Cine Latino Contemporâneo: Chile em Foco

Os filmes selecionados para a mostra, que serão exibidos nos dias 4, 5, 19 e 26 de setembro, às 18h30.


A Vila das Artes apresenta em setembro programação especial no Cinelcube Vila das Artes. É a Mostra Cine Latino Contemporâneo: Chile em Foco, que fará uma incursão pela recente produção cinematográfica chilena. Não se trata de um panorama do que foi produzido nos últimos anos no país, mas de um esforço de reflexão sobre como o cinema pode ser instrumento de reinvenção de territórios e evidenciar modos de existência (e resistência).

A mostra tem início no dia 3 de setembro, segunda-feira, às 19h, com o Debates Incalculáveis. O encontro, que discute assuntos da contemporaneidade, recebe o pesquisador e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade federal do Ceará, Diego Hoefel. Na ocasião serão exibidos curtas de produção chilena.

Os filmes selecionados para a mostra, que serão exibidos nos dias 4, 5, 19 e 26 de setembro, às 18h30, trazem características semelhantes: recusam temáticas totalizantes e discutem fronteiras, afecções, cotidianos e acidentes, tocando em singularidades locais e abordando experiências que operam nas superfícies.

De acordo com os curadores, o cinema chileno de hoje é atravessado por questionamentos éticos e estéticos, em que os contextos sociais e econômicos são expostos sutilmente, por meio de detalhes, climas muitas vezes discretos, pulsões que atravessam o quadro. Os panos de fundo estampam cenários diversos, mas que, muitas vezes parecem extremamente familiares.

É sobre o que nos aproxima cinematográfica, política e afetivamente que a discussão será proposta. Que gestos, buscas e erros nos movem? Fica a pergunta para reflexão.

A mostra é um convite para novas interlocuções. Todos os filmes são inéditos no Brasil e recebeu a curadoria de Ana Perera, produtora executiva da Cinema from Chile - produtora e distribuidora chilena; Diego Hoefel, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Juliane Peixoto, assistente da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. A Vila das Artes é equipamento da Prefeitura de Fortaleza voltado para a formação em artes, apoio a produção e inventivo a pesquisa e difusão culturaçl. FIca na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. Espaço voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural

Programação gratuita.

03/09
Abertura da mostra com Debates Incalculáveis
_às 19h

De Lo Primitivo (Ana Perera, 2008, Argentina, 12 min.)
Das culturas do corpo, das formas naturais da beleza, do primitivo que existe no homem e ao seu redor. Vídeo performance.

Yo de aquí estoy te mirando (Felipe Galvez, 2011, Chile, 18 min.)
Um homem retorna da caça. Uma mulher permanece imóvel em uma piscina vazia. Ela propõe um jogo que ele não pode jogar. Tudo acaba em um galpão destruído. Um homem retorna da caça. A mulher encontra-se imóvel em uma piscina vazia. Ela propõe um jogo Ele não sabe como jogar. Tudo acaba em um armazém em ruínas.

La Ducha (Maria José San Martín, 2010, Chile, 10 min.)
Um casal passa sua última manhã juntos no banheiro. Um deles está prestes a sair do país. O outro decidir ficar. Mas quem vai cuidar do gato?

Filmes
_sempre às 18h30

04/09
El eco de las Canciones (Antonia Rossi, 2010, Chile, 71 min.)
Após o golpe de 1973, muitos chilenos foram exilados por motivos políticos. Alguns procuraram refúgio em Roma, estabelecendo-se e formando suas famílias lá, onde seus filhos cresceram como italianos. Em 1989, o Chile voltou à democracia, muitas famílias decidiram voltar trazendo seus filhos, que nunca havia encontrado o Chile, exceto através de fotos e histórias. O filme explora os sonhos e as memórias desses adolescentes no exílio e seus processos de retorno, passeando em suas vidas e suas perspectivas do Chile hoje.

05/09
La Muerte de Pinochet (Bettina Perut e Iván Osnovikoff, 2011, Chile, 67 min.)
Em dezembro de 2006, o general Pinochet morre surpreendentemente no Hospital Militar de Santiago. Seu falecimento faz resurgir por 24 horas as divisões políticas que marcaram com morte e violência a história recente do país.

19/09
La Jubilada (Jairo Boisier, 2011, Chile, 82 min.)
Aos 30 anos, Fabiola Neira retorna à sua cidade natal que antes havia renunciado. Lá todos a reconhecem como a mulher que atuou em filmes pornográficos há tempos atrás na capital. "Aposentada" desta atividade, o caminho tem sido difícil e doloroso para a mulher, que deve conseguir um emprego e reconstruir afeições com seu pai e irmã mais velha. A amizade verdadeira e desinteressada com um adolescente aparece como uma oportunidade para clarear o caminho, mas não todos irão vê-lo desta maneira.

265/09
Lucía (Niles Atallah, 2010, Chile, 80 min.)
O filme acontece em 2006, nas semanas que vão do funeral do ex-ditador Pinochet ao Natal. Lucía é uma jovem que trabalha como costureira em uma fábrica e vive junto a seu pai numa velha casa em Santiago do Chile.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus