Inscrições abertas para a Mostra de Música Petrúcio Maia

Secultfor COMENTÁRIOS

Inscrições abertas para a Mostra de Música Petrúcio Maia

Nos dias 18 e 19 é a música instrumental que ganha destaque no Passeio Público.



A diversidade musical de Fortaleza pede passagem. Se em janeiro e fevereiro os ritmos carnavalescos é que dão o tom dos finais de semana, em maio a cidade irá se voltar para a já aguardada Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia, que por sua vez semeia o terreno para a Feira da Música.

Fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, e a Associação dos Produtores de Discos do Ceará - PRODISC, a mostra vem dar visibilidade à produção autoral e independente de músicos, intérpretes e bandas tributárias dos mais diversos gêneros musicais. Para participar, novatos e veteranos podem se inscrever a partir de hoje, acessando ficha de inscrição e regulamento por meio do site da Secultfor: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.

Com inscrições abertas até o dia 16 de março de 2012, a quinta edição da mostra traz novidades: dessa vez, quatro diferentes polos acolhem gêneros específicos. Nos dias 4 e 5 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, bairro Bom Jardim, o rock domina a cena; já nos dias 11 e 12, no CUCA Che Guevara, Barra do Ceará, a programação privilegia o hip hop, além do próprio rock; nos dias 18 e 19 é a música instrumental que ganha destaque no Passeio Público, Centro de Fortaleza; e nos dias 25 e 26, no calçadão da Praia de Iracema, próximo ao Estoril, um mix de estilos e vozes se encarrega de encerrar o evento em grande estilo.

De acordo com o coordenador de música da Secultfor, Dalwton Moura, a Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia se descentraliza a fim de aproximar, cada vez mais, artistas e públicos. "Trata-se de um grande encontro da cidade com a sua música, valorizando assim nosso sentimento de pertencimento através de um rico repertório musical que também diz sobre nossa história, nosso DNA e nossos modos de viver, sentir e pensar. Além disso, a mostra é um instrumento de qualificação de nossos espaços públicos, um chamamento público de ocupação desses equipamentos, acessíveis a todo e qualquer cidadão", observa.

A produção autoral como centro das atenções é premissa firmada no próprio regulamento da Mostra. Segundo Dalwton, todos os grupos têm de apresentar pelo menos três composições próprias ou criações de autores cearenses. A diversidade é outra característica do evento, que historicamente contempla músicos de diferentes gerações e dos mais variados estilos e gêneros musicais. Assim, escolhidos de forma transparente através de seleção pública, os selecionados prometem esboçar um atualíssimo retrato da produção musical de Fortaleza.

A Mostra de Música Petrúcio Maia faz parte de uma política pública de âmbito municipal que se consolida sobre o tripé produção, formação e difusão. O Edital de Música da Secultfor e ações permanentes em espaços públicos como o Passeio Público (Projeto Sol Maior, de música instrumental), Mercado dos Pinhões (Quinta Cultural, Chorinho no Mercado e Forró no Mercado), Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta de Jurema (Retratos do Vento) e Parque Adahil Barreto (Música no Parque), entre outros, incrementam ao longo de todo o ano a necessária circulação e o intercâmbio de experiências na cena musical da cidade. Concebida a partir dessa base política, a Mostra reafirma a vitalidade de lugares e projetos já habitualmente ressignificados pela música em Fortaleza.

Serviço

Inscrições abertas para a Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. De 16 de janeiro a 16 de março de 2012. Ficha e regulamento: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura

Secultfor


DAVID ČENĚK no júri do Cine Ceará

Postado em 28/05/2015 - 14:37:00

Edital de Festejos Juninos 2015

Postado em 05/05/2015 - 10:21:28




Comentários

blog comments powered by Disqus