Lançado edital de seleção do Cineteatro São Luiz

Lançado edital de seleção de empresa para o Café e a Bomboniére do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com seleção aberta para seleção de empresa para instalação de uma Bomboniére no Foyer do Cineteatro e de um Café no imóvel ao lado do Cineteatro.


O edital foi lançado nesta quarta-feira, 8/3, pelo Instituto Dragão do Mar, e tem como critério melhor técnica e preço. Podem participar da seleção empresas especializadas e que satisfaçam as exigências constantes no projeto básico detalhado no edital. Confira o edital.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até as 10h do dia 10 de abril, com entrega de documentação no próprio Cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira. O edital está disponível nos sites da Secult (www.secult.ce.gov.br) e do Instituto Dragão do Mar (www.centrodragaodomar.org.br.) Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 3252-0587, de 9h às 18h, ou pelo e-mail  admcineteatrosaoluiz@gmail.com.

Entre os critérios de qualificação técnica e operacional a serem atendidos pela empresa a ser selecionada estãocapacidade de atendimento ao público (qualificação dos profissionais, portfólios da empresa, equipamentos a serem utilizados na exploração dos espaços), estética, qualidade e funcionalidade da proposta de exploração. Entre os critérios do mérito cultural estão proposta gastronômica, qualidade e diferencial dos serviços a serem ofertados (conceito da loja do café, tipo de cardápio e serviços agregados), alinhamento com o funcionamento do Cineteatro São Luiz (conceito, história, horários e programação) e grau de contribuição no incentivo à divulgação e promoção dos produtos artísticos e culturais cearenses.

As propostas de preços também serão avaliadas, e todos os projetos apresentados pela empresa vencedora do edital passarão por análise da Coordenação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult (Cophac), garantindo cuidado, preservação e sintonia com o Cineteatro São Luiz, bem tombado pelo patrimônio em nível estadual. O prazo máximo para execução das obras e dos serviços dos projetos será de 120 dias após aprovação pela Cophac e pela Diretoria do Instituto Dragão do Mar.

Diretrizes dos novos espaços

Entre as diretrizes a serem seguidas no Café e na Bomboniére estão ambientação que traduza a história do CineteatroSão Luiz, unindo o tradicional e o contemporâneo; operação feita por empresa com estrutura profissional; acessibilidade; cardápio e ambientação que dialoguem com a cultura e a arte ( nome dos pratos, decoração, uniformes, etc ); serviço de produtos relacionados à gastronomia cearense / parceria com chefs locais / gastronomia x cultura; divulgação da programação cultural do São Luiz, da Secult, do Dragão e outros equipamentos; respeito às orientações e especificidades do prédio, devidamente fornecidas pela Cophac; funcionamento em horário comercial e nos fins de semana, de acordo com a programação do Cineteatro São Luiz.

Mais sobre o Cineteatro São Luiz

Inaugurado em 1958, o Cineteatro São Luiz faz parte do imaginário e da história de muitos cearenses. Em reconhecimento a seu valor como patrimônio histórico e arquitetônico o São Luiz foi tombado pelo Governo do Estado em 1991, possuindo assim restrições de uso com vistas à sua preservação, como dispõe Art. 4º, § 3º, da Lei estadual nº 13.465/2004.

Em 2014 passou por uma grande reforma e por restauro, tornando-se um cineteatro, capaz de receber não só filmes, mas também teatro, música, dança e outras linguagens artísticas. Em 21 meses de funcionamento, já recebeu um público de mais de 200 mil visitantes na sua variada grade de programação, tornando a ocupar seu lugar na cena cultural do Ceará, como referência de excelência, qualidade e ousadia nas atrações, definidas em permanente diálogo com o público, também por meio das redes sociais.

O São Luiz também ampliou suas atividades para diferentes públicos, das várias linguagens, com destaque para o audiovisual e para os shows musicais - muitos deles, combinados com exibição de filmes, nas "Sessões Sonoras", reunindo grandes plateias. O Cineteatro São Luiz se tornou um espaço da diversidade cultural, acolhendo da cultura tradicional popular à música experimental, das grandes produções de Hollywood às cinematografias de países como a Bulgária e a Rússia, de grandes musicais nacionais a espetáculos de jovens da periferia e de moradores de rua do Centro de Fortaleza. Sempre com grande destaque para os artistas cearenses, nas diversas linguagens, e com a maior parte de sua programação com entrada franca ou ingressos populares, em sintonia com a política cultural do Estado, de democratização do acesso à arte e à cultura.

Administrado pelo Instituto Dragão do Mar e pela Secult, o São Luiz hoje cumpre um papel importante na política cultural do Estado, que é o de oferecer uma programação de qualidade a preços acessíveis, possibilitando a inúmeros cearenses o contato com a arte e a cultura, de terça a domingo, consolidando-se como um importante equipamento cultural do Ceará.

A implantação de um Café no Cineteatro São Luiz se justifica pela necessidade de oferecer uma opção diferenciada de alimentação a seu público e aos frequentadores da Praça do Ferreira e do Centro da cidade, suprindo uma lacuna do entorno quanto a opções de alimentação desse porte, em dias úteis no período noturno e em finais de semana. Justifica-se ainda pela necessidade de ocupação de 132,92m² divididos em dois pavimentos, em um ambiente contíguo ao Cineteatro São Luiz, o que agregará valor ao equipamento cultural e colaborará com a qualificação do entorno.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus