Maillet: quando a gravura interpreta o teatro

Espaço Cultural Correios COMENTÁRIOS

Correios e Ministério da Cultura apresentam: 'Maillet: quando a gravura interpreta o teatro'

Artista suíço Daniel Maillet une as artes cênicas e as artes visuais numa exposição em Fortaleza.


No mês dedicado ao Teatro (27 de março é o Dia Mundial do Teatro), o Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe a exposição "Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro", do artista suíço Daniel Maillet, com curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins. A exposição será aberta no dia 11 de março, às 17h. No dia 12, às 09h, no mesmo local, o artista recebe o público para a palestra "Teatro em Xilogravura". A mostra conta com o patrocínio dos Correios e do Governo Federal.

A exposição é composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 por Daniel Maillet. As gravuras foram baseadas nas obras de duas peças de teatro popularbávaro: "O órgão Pentecostal" e "Os Limpadores dos Apóstolos" escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.

A série de xilogravuras em estilo expressionista abordam cenas e imagens inspiradas nas obras acima citadas publicadas pelo Editor Grawol como escritos teatrais em 1981. Maillet realizou um álbum ilustrado e edição de arte de tiragem limitada.  Todavia, a exposição, por possuir uma direção curatorial voltada para a obra expressionista de Maillet, conta também com xilogravuras de outras séries realizadas no mesmo período pelo artista. A obra de Maillet é vasta e inclui desde xilogravuras, calcogravuras, como também pinturas, desenhos e esculturas, tanto em terracota de alta temperatura, como em bronze.

Sobre Daniel Maillet

A atração por pintar a vida e seus meandros, estudar e retratar o corpo humano são os pontos de partida do trabalho de Daniel Maillet (Zurique, 1956). Daniel estudou Design Gráfico com Bruno Monguzzi no Centro Escolar de Artes Aplicadas em Lugano (CSIA Lugano); em 1977 iniciou seu treinamento como entalhador no estúdio de seu pai Leo e durante esse período também viajou para Londres, Frankfurt, Praga, Niš e Munique para trabalhar. Graduou-se na Academia Brera sob a tutela de Beppe Devalle e Zeno Birolli. A fase italiana do trabalho do artista inclui um breve período de trabalho com Roberto Sambonet e, posteriormente, com Clino Castelli. A morte de seu pai o trouxe de volta à Ticino, onde viveu até 2002. Mudou-se para o Brasil e dedicou-se à pintura a óleo rica em cores e atmosferas equatoriais. Além disso, modelou figuras em argila em tamanho natural. 

Atualmente dedica-se à pesquisa das melhores formas de sinterizar a argila, para trabalhar com altas temperaturas, ideal para esculturas em tamanhos grandes. Daniel ensina desenho especificamente para observação e modelagem de esculturas em terra cotta de grandes formatos. Iniciou sua trajetória no ensino na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça (SUPSI), em Lugano, e continua ensinando em seu estúdio, assim como em Escolas de Arte e Centros Culturais em diferentes cidades brasileiras. Atualmente trabalha no Brasil e expõe regularmente na Europa.

Para conhecer mais a respeito do artista e suas obras pode-se acessar o sitehttp://www.mailletarte.com/

 

Serviço

"Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro"

Abertura: 11 de março, às 17h.

Palestra "Teatro em Xilogravura",  com Daniel Maillet: 12 de março, às 09h.

Local: Espaço Cultural dos Correios Fortaleza

Rua Senador Alencar, nº 38 - Centro

Visitação: de 12 de março a 09 de maio (segunda a sábado)

Horários:  08h às 17h (segunda a sexta-feira)

               08h às 12h (sábado)

Informações: (85) 3255.7142

Gratuito

 


Comentários

blog comments powered by Disqus