24 Quadros homenageia Robert De Niro

Vila das Artes COMENTÁRIOS

24 Quadros homenageia Robert De Niro na mostra Um Discreto Olhar sobre De Niro

De Niro estreou nos cinemas em 1968 com o filme Saudações, de Brian De Palma e a partir daí construiu uma carreira que já contabiliza mais de 70 filmes.


O Grupo 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes apresenta, no mês de agosto a mostra Um Discreto Olhar Sobre De Niro, exibindo filmes de destaque na carreira do ator, diretor e produtor de cinema Robert De Niro.

De Niro estreou nos cinemas em 1968 com o filme Saudações, de Brian De Palma e a partir daí construiu uma carreira que já contabiliza mais de 70 filmes. Como ator, é conhecido por personagens marcantes como o jovem Vito Corleone, de O Poderoso Chefão II ou o emocionalmente instável Travis Bickle, de Taxi Driver. Além disso, Robert também possui uma lista extensa de filmes produzidos por ele e fundou, junto a outros artistas, o Tribeca Film Festival.

A mostra tem sessões gratuitas e abertas ao público, que acontecem todas as sextas-feiras, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro).

Programação:

Dia 02 - Saudações (Direção: Brian De Palma | 1968)

Sinopse: Saudações é uma sátira sobre um jovem realizador de filmes amadores, sobre amor livre, o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã. Típico filme de contra-cultura americana dos anos 60, marca a estréia do mestre Brian de Palma, que com esse longa ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1969. Saudações também foi a estréia nos cinemas de Robert De Niro.

Dia 09 - Tempo de Despertar (Direção: Penny Marshall | 1990)

Sinopse: Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava "adormecido". Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Dia 23 - Culpado por Suspeita (Direção: Irwin Winkler | 1991)

Sinopse: Nos anos 50, na era McCarthy, a doutrina anti-comunista faz circular em Hollywood uma lista negra. Ali estão os nomes de profissionais suspeitos de ter relações com o comunismo e que não devem ser contratados. Neste clima opressivo, David Merrill (Robert De Niro) é um diretor de filmes chamado a prestar depoimento para um comitê que investiga "atividades anti-americanas", mas se nega a cooperar porque não quer prejudicar um amigo. Merrill, que sempre havia posto sua carreira em primeiro lugar, é incluído na lista negra por sua recusa e não encontra mais trabalho algum. Surge o dilema: ele colabora com o comitê inquisidor para retomar sua carreira ou mantém limpa sua consciência?

Dia 30 - Desafio no Bronx (Direção: Robert De Niro | 1993)

Sinopse: Bronx, 1960. Um garoto de nove anos (Francis Capra), filho de um motorista de ônibus (Robert De Niro), testemunha um assassinato cometido pelo principal gângster do bairro (Chazz Palminteri), mas quando a polícia o interroga ele não delata o criminoso. A partir de então surge uma amizade entre os dois, que seu pai não aprova, pois não quer ver o filho envolvido com um criminoso. Mas através dos anos este vínculo cresce e algo, sendo impossível de ser impedido ou controlado.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus