A magia dos contos de fadas chega à Praça do Ferreira

Sercefor COMENTÁRIOS

A magia dos contos de fadas chega à Praça do Ferreira

A Feira do Livro Infantil de Fortaleza está na terceira edição e traz à Capital do Ceará a contadora de história carioca Bia Bedran, a escritora mineira Paula Pimenta e o cantor e compositor paraibano Chico César.


O clima de sonho, diversão e muita leitura desembarca na III Feira do Livro Infantil de Fortaleza, nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2012, na Praça do Ferreira. O evento terá dezenas de atrações, além de descontos de até 40% em livro. Toda a programação é gratuita.

A abertura do evento será com o show do cantor e compositor Chico César, dia 29 de agosto, às 18h, na Praça do Ferreira. O encerramento terá a apresentação da contadora de histórias Bia Bedran, dia 1º de setembro, também às 18h. Dia 31, às 18h, tem também show da banda Dona Zefinha.

Outra presença marcante na Feira é a da escritora mineira Paula Pimenta, com o lançamento do seu livro Apaixonada por Palavras, dia 31 de agosto, às 15h, na Praça do Ferreira. Paula Pimenta vai palestrar dia 1º de setembro, às 10h20min, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Dia 31 de agosto, a vez de balançar com as emoções do público é a banda cearense Dona Zefinha. Será também às 18h, na Praça do Ferreira.

Participarão do evento literário editoras de todas as regiões do Brasil. Além de Fortaleza, grandes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador vão apresentar seus trabalhos. São 35 expositores, 12 dos quais são cearenses.

"A Feira do Livro Infantil de Fortaleza objetiva divulgar, incentivar e democratizar a leitura. O evento é direcionado às crianças, mas é oportunidade também para professores, educadores, pais e qualquer interessado nesse mundo mágico da leitura. Também é uma chance para negócios editoriais, já que será possível conhecer a produção local e nacional de literatura infantil", comentou o coordenador geral da Feira, o escritor cearense Almir Mota.

A III Feira do Livro Infantil de Fortaleza é patrocinado pela Endesa Fortaleza, uma termelétrica localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e controlada pela holding Endesa Brasil, que administra negócios de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia no País.

Patrocinam também o evento o Ministério da Cultura (Minc), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Apóiam o evento o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Câmara Cearense do Livro e Casa do Conto.

Vale-leitura para estudantes

A participação massiva de escolas públicas de Fortaleza e da Região Metropolitana reforça o espírito de inclusão social da III Feira do Livro Infantil de fortaleza. O próprio evento vai bancar a presença dos jovens leitores, garantindo 48 viagens de ônibus para crianças do sistema público municipal de ensino de Fortaleza, mais 24 viagens de ônibus para crianças da Região Metropolitana.

A grande inovação da Feira tem continuidade nesta edição. Por meio do Vale-leitura, serão distribuídos 4.000 livros infantis gratuitamente às crianças de escolas públicas previamente cadastradas. Além disso, serão distribuídos 4.000 lanches a essas crianças no período em que estiverem no evento literário.

Homenagem aos contos de fadas

A III Feira do Livro Infantil de Fortaleza presta uma homenagem aos famosos escritores do final do século XVIII e início do século XVIX, os alemães irmãos Grimm, que encantam crianças com suas fábulas infantis até hoje. Uma das obras mais famosas história, o conto João e Maria, estará representado na Feira. A bruxa malvada com seu caldeirão estará na Praça do Ferreira em tamanho gigante para a que os visitantes possam levar uma marcante lembrança fotográfica do evento.

Projetos sociais presentes

A Feira abre as portas também para projetos sociais. A Endesa Fortaleza apresentará o Endesa Fortaleza Criança, uma tenda onde as crianças poderão assistir a contações de histórias e participar de oficinas de leitura. O espaço é uma ação nova que está sendo lançada este ano. Outra iniciativa da Endesa Fortaleza é o apoio ao transporte de crianças de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Aquiraz até o evento, gratuitamente.

O projeto Baú de Leitura, da Coelce, levou livros e formação a professores de nove municípios em 2011. Este ano, vai estar presente novamente na Feira. O evento também abre as portas para os Agentes de Leitura, da Prefeitura de Fortaleza e Governo Federal. A Biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), com todos os serviços que dispõe na sede, será outra parte importante da Feira.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus