Brincadeiras de crianças inspiram coreografia

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Brincadeiras de crianças inspiram coreografia

Apresentação de dança de curso da Vila das Artes acontece dias 5 e 6 de dezembro, no Antonieta Noronha.


Com elementos que remetem às brincadeiras de criança, como amarelinha, jogo de bila, elástico, trava-língua, entrelaçadas as cantigas de roda, os alunos e alunas do curso Formação Básica em Dança, da Vila das Artes, apresentam nos dias 5 e 6 de dezembro, às 17h e 19h, um espetáculo de dança no Teatro Antonieta Noronha ( Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro).

O trabalho coreográfico está em construção desde outubro, na sala de dança da Vila. Concebido pelo coreógrafo Matheus Brusa (RS), com assistência das professoras Dandara Matos, Silvana Marques e Gizele Patrício, inclui a participação dos alunos como intérpretes e co-criadores do processo. O resultado disso caminha para um espetáculo lúdico, que vai dialogar dança, música, figurino, cenário, vídeo, entre outros elementos, remetendo o público à infância e às brincadeiras de fundo de quintal.

O coreógrafo recebeu recentemente o prêmio Coreógrafo Revelação no Festival de Dança de Joinville (2012) e há 8 anos pesquisa a dança contemporânea com crianças. "O contemporâneo infantil é forma de consciência corporal. Pensam que dança é balé. Dança é propriedade do modo. Faço elas (as crianças) sentirem a dança, porque quando elas sabem o que estão dançando fazem acontecer", adianta o coreógrafo.

O curso Formação Básica em Dança faz parte das ações formativas da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Conta com 65 alunos com idade entre 8 e 13 anos, que fazem aulas duas vezes por semana. Gratuito, o curso deu os seus primeiros passos em outubro de 2011, iniciando, dessa forma, um longo processo com duração de 6 anos, oferecendo formação técnica e teórica para esses jovens artistas.

Matheus Brusa (28 anos) é de Caxias do Sul (RS). Diretor artístico, cenógrafo, iluminador, professor, designer cênico, produtor e diretor de vídeo do Ballet Margô, além de dirigir sua própria companhia, a Cia. Matheus Brusa. Integrou a Cia. Teatral Atores Reunidos, com direção de Raulino Prezzi, de 1999 até 2007. Integrou o elenco da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul entre os anos de 2003 e 2006. Atua ainda como designer cênico, iluminador, cenógrafo, coreógrafo e video-maker em diversos projetos artísticos desenvolvidos na região sul do Brasil.

Mais informações na Vila das Artes, das 9h às 20h, pelos telefones 85. 3252-1444 e 3105-1402. Ou no site viladasartes.fortaleza.ce.gov.br

 


Comentários

blog comments powered by Disqus