Dança contemporânea francesa encerra Projeto Giro das Artes

Dégagé COMENTÁRIOS

Dança contemporânea francesa encerra Projeto Giro das Artes

Os solos “Black Belt” (Kubilai Khan investigations) e Tremor and More (Herman Diephuis) serão apresentados no Cineteatro São Luiz. A entrada é gratuita.


Depois do show StepUp, do grupo musical espanhol Aupa QUARTET, e do espetáculo teatral Hamlet, do suíço Boris Nikitin, o projeto Giro das Artes encerra no dia 04 de maio sua primeira edição com a dança contemporânea de duas atrações da França: Kubilai Khan investigations e Herman Diephuis. A programação acontece às 18 horas no Cineteatro São Luiz, com acesso gratuito. Além das apresentações, haverá workshop de dança ministrado pelos artistas convidados. A atividade é destinada a grupos e bailarinos locais convidados.

Uma das atrações é a companhia Kubilai Khan investigations, fundada há 20 anos e que tem mais de 30 criações representadas na França e em mais de 60 países. Ela traz ao Giro das Artes o solo Black Belt, com o intérprete Idio Chichava. Com criação coreográfica e música de Frank Micheletti e luz de Ivan Mathis, a obra chama o público a contemplar uma África em movimento a partir de uma visão interna e não fantasiada que se tem sobre o continente.

Na mesma noite o público vai conferir Tremor and More, dirigida por Herman Diephuis em colaboração com o bailarino brasileiro Jorge Ferreira, que é o intérprete desta obra. Neste trabalho exploram, através da dança, a capacidade de transformação do intérprete. Nascido em Amsterdã e residente em Paris, Herman Diephuis trabalhou como intérprete por muitos anos com coreógrafos como Régine Chopinot, Mathilde Monnier, Jean-François Duroure, Philippe Decouflé, François Verret, Jerome Bel, Xavier Le Roy e Alain Buffard. Em 2004 criou a associação ONNO para implementar suas próprias criações e projetos. 

 

O GIRO DAS ARTES

O projeto Giro das Artes foi lançado este ano, trazendo ao Ceará artistas de três países com espetáculos e atividades formativas nos campos da música, do teatro e da dança. A mostra conta com um apanhado das dimensões e possibilidades de manifestações artísticas proporcionadas pelas diversidades históricas, geográficas e sociais dos territórios onde as obras foram criadas. O intercâmbio cultural proporcionado ao público é expandido por meio da realização de residência artística, workshop e palestra.

O Giro das Artes tem como realizadores a Quitanda das Artes, o Instituto BR Arte e o Cineteatro São Luiz. Patrocínio: Enel. Apoio cultural: Instituto Francês, Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, Embaixada da França no Brasil e Rede de Festivais - MIT SP, MID e Viva Dança. Produção executiva: Marco Zero. Produção: Cinco Elementos Produções. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

SERVIÇO

DANÇA

Giro das Artes apresenta os solos Black Belt, de Kubilai Khan investigations (França) e Tremor and More, de Herman Diephuis (França) - Dia 04 de maio, às 18h no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza/CE). GRATUITO. Informações: contato@quitandadasartes.com e (85)3235.4063.

 

 


Comentários

blog comments powered by Disqus