Fortaleza em Sol Maior sai em mostra itinerante

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Fortaleza em Sol Maior sai em mostra itinerante

Pracinha dos Navegantes é a primeira a receber a mostra amanhã.



O vídeo Fortaleza em Sol Maior, realizado pela Vila das Artes de forma coletiva será exibido a partir de amanhã em diversos espaços da cidade. A mostra itinerante ganha praças e Institutos com o objetivo de ampliar os lugares de exibição e democratizar o acesso a obra audiovisual. O vídeo traz sete histórias inspiradas em canções de compositores cearenses. O projeto da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completou, em abril, 286 anos. É também uma forma das pessoas revelarem sua afetividade pela cidade e assim preservar a memória de sua gente.

Lançado anualmente desde 2008, através edital público, os vídeos já apresentaram histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações. Agora são canções filmadas. O lançamento aconteceu no dia 4 de maio na praça da Vila.

O vídeo é o segundo da série a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Como no vídeo "Fortaleza em Todos os Sentidos", a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil, a ATAV Brasil, com sede em Fortaleza.

As histórias foram selecionadas por uma comissão formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot.  As histórias são: Chega, Chega, Chegadinho, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral, sobre a composição de Lauro Maia; Samples de Odiamor, do realizador Leonardo Mouramateus, baseado na canção de Uirá dos Reis; Menino de Rua, da estudante Marina Marques Morais, sobre a música de Luiz Sérgio; Curta-metragem, do realizador Ítalo Nóbrega, sobre a música de Rodger Rogério; Samba do Lago, vídeo de Francisco Ribeiro, inspirado na música da banda Breculê; Bicicleta, de Antônio Tavares de Sousa Neto, sobre a música de Wagner de Castro; e Aqui Jazz Você, de Gustavo de Paula Mineiro, composição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove, da banda Verônica Decide Morrer.


Programação da Mostra itinerante:

16 - Pracinha dos Navegantes - 19h | no Bairro Moura Brasil (próximo a Marinha)

17 - Lago Jacarey - 19h | rua botelho Magalhães com avenida Viena Weyne - Cidade dos Funcionários

18 - Praça da Cidade 2000 - 19h | Avenida das Flamboyantes com Rua Passeio das Goiabeiras, bairro Cidade 2000

19 - Praça da Juventude da Cruz Grande - 18h | entre a Avenida Dedé Brasil e a Rua Betel, no bairro da Serrinha

20 - Instituto Montese - 18h | Rua Irmã Bazet, 150, Montese

21 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo

26 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz

 

Serviço: Mostra itinerante do vídeo Fortaleza em Sol Maior, a partir de amanhã (16) até dia 26 de maio em praças e institutos. Acesso gratuito.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus