Sistema de videomonitoramento reduz o número de ocorrências no Centro

Prefeitura de Fortaleza COMENTÁRIOS

Sistema de videomonitoramento reduz em 64% número de ocorrências no Centro

A Praça da Bandeira foi a área com maior índice de redução, passando de 26 ocorrências, em julho, para 11, em setembro.


O sistema de videomonitoramento instalado pela Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, no Centro da cidade, já rende bons resultados. Instalado em julho, o sistema ajudou a reduzir em 64% o número de ocorrências nos locais de atuação. No primeiro mês foram registradas 54 ocorrências. Em setembro, o número caiu para 19. Ao longo dos três meses, as 24 câmeras instaladas registraram 104 ocorrências. Os pontos monitorados são: Praça do Ferreira, Coração de Jesus, dos Leões, José de Alencar, Lagoinha, do Carmo, Passeio Público, do Mercado Central, da Estação, do BNB, da Bandeira, Cidade da Criança, Palácio do Bispo e calçadões da Guilherme Rocha e Liberato Barroso.

A Praça da Bandeira foi a área com maior índice de redução, passando de 26 ocorrências, em julho, para 11, em setembro, o que corresponde a uma redução de 57,69%. De acordo com o coordenador do sistema de videomonitoramento da GMF, Jamal Forte, a redução é resultado da aliança do sistema de monitoramento com o trabalho de inteligência e abordagem da Guarda Municipal nos locais. "O consumo de entorpecentes é a tipologia mais frequente na área, mas com o diagnóstico, a observação da movimentação e as ações de abordagem, a Praça da Bandeira está ganhando mais tranquilidade e segurança", destaca Jamal.

O Pelotão de Guarda Comunitária (PGC) reforçou os locais que receberam as câmeras com motos e viaturas, através de rondas programadas. A central de monitoramento fica na sede da Guarda e é composta por 20 guardas municipais, divididos em todos os turnos, 24 horas por dia. As imagens são compartilhadas com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), com o intuito de intensificar a vigilância e a integração entre os órgãos de segurança.

:: MAIS
O sistema de videomonitoramento é uma ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O custo da implantação do sistema foi de R$ 800 mil, para aquisição de móveis para a estruturação do GGIM e do equipamento necessário para o sistema de videomonitoramento.


Comentários

blog comments powered by Disqus