Tadashi Endo no TJA com 'Réquiem para Pina Bausch'

Centro Cultural BNB COMENTÁRIOS

Tadashi Endo no TJA com 'Réquiem para Pina Bausch'

Sua primeira versão completa estreou no Brasil, em Campinas, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Fortaleza.



IKIRU é um réquiem para Pina Bausch. No solo, o bailarino, coreógrafo e diretor japonês Tadashi Endo responde suas questões criativas unindo de maneira muito particular referências do Butoh-MA e da Dança Teatro. Em IKIRU o bailarino japonês celebra a brevidade da vida e homenageia seus mestres mortos.

Criado em 2009, foi apresentado parcialmente em Berlim e Barcelona. Sua primeira versão completa estreou no Brasil, em Campinas, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Fortaleza.

A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma - o estar entre. Através de um mínimo de movimento ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções. Seu trabalho emerge como uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança.

Tadashi é diretor artístico do MAMU International Butoh Festival

Tadashi Endo é bailarino de Butoh, coreógrafo, diretor do "MAMU - Butoh Center" e diretor artístico do festival "MAMU International Butoh Festival" em Göttingen, Alemanha. Reúne em seu fazer artístico a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Ocidental e Oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal.

Iniciou seus estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos como diretor no Seminário Max Reinhardt em Viena.

Com Kazuo Ohno

Depois de ter viajado como artista solo por toda a Europa, apresentando-se junto a famosos músicos de jazz, em 1989 Tadashi conheceu Kazuo Ohno (criador do Butoh no Japão juntamente com Tatsumi Hijikata). A partir de então, os dois desenvolveram uma relação de estreita colaboração que se tornou a base para seu trabalho criativo atual.

Seus solos incluem os espetáculos: MA, SYNAPSIS, KARA DA KARA, TASOGARE, ONE-NINE-FOUR SEVEN.

Desde 2002 desenvolve uma relação afetiva e criativa com o Brasil, tendo atualmente como principais parceiros o LUME Teatro e a Périplo Produções. Dirigiu e coreografou os espetáculos SHI-ZEN, 7 Cuias (apresentado no TJA), SOPRO e VOCÊ, do Lume Teatro, e realizou workshops e apresentações em diversas cidades brasileiras.

Em 2008 e 2009 participou e fez a preparação de dança do filme Hanami- Cerejeiras em Flor, e coreografou a ópera Admeto de Georg Friedrich Handel, ambos sob direção da cineasta Dörrie.

IKIRU *

IKIRU é um réquiem para Pina Bausch. Nesta performance Tadashi Endo responde suas questões criativas unindo de maneira muito particular referências do Butoh-MA e da Dança Teatro. Em IKIRU o bailarino japonês celebra a brevidade da vida e homenageia seus mestres mortos.

Vida e morte estão muito próximos
Se não há vida, não há morte.
Nascimento é o primeiro passo para morte
Pina Bausch morreu.
Merce Cunningham morreu.
Michael Jackson morreu
Isto é amedrontador - a morte está se aproximando

É triste perceber que os artistas que influenciaram meu trabalho, de repente se foram - para sempre. Porém isso também me faz forte Quando assisti Pina Bausch em "Café Müller" - cega e incerta, fraca mas forte para ultrapassar todas as barreiras (cadeiras) com o desejo imperturbável de alcançar sua meta. Eu fiquei tão impressionado! Eu nunca me esqueço dessa cena. Neste momento tenho que me tornar muito mais forte do que antes. Eu tenho a sensação que de que tenho que trabalhar muito mais. Ir muito mais fundo.

* IKIRU em português significa VIDA

Ficha técnica
Solo de Tadashi Endo
Produção: Pedro de Freitas / Périplo Produções
Duração: 45 minutos

Demonstração Butoh-MA com Tadashi Endo

"O dançarino não deve dançar, mas ser dançado"

Ministradas por mestres como Tadashi Endo, demonstrações técnicas são aulas magistrais. O artista partilha com o público a experiência de uma memória do corpo (re)elaborada em décadas de estudos e pesquisas.

Na demonstração que apresenta no TJA, Tadashi leva o espectador a vivenciar elementos do butoh: as diversas dinâmicas de tempo e ritmo, a variação espacial dos movimentos, os pés como único órgão de visão e percepção, a transformação de imagens em movimento, as diferentes qualidades de energia, o corpo-metamorfose, etc.

Butoh-MA

Tadashi Endo, aluno do grande dançarino de Butoh Kazuo Ohno, encontrou seu caminho na dança no que ele chama de "Butoh-MA". MA no Zen-Budismo significa "vazio" e "espaço entre as coisas". Butoh-MA é o caminho para tornar visível o invisível. O mínimo de movimentos faz com que a expressão dos sentimentos e situações cresçam em intensidade. Torna-se mais importante manter o equilíbrio entre energia, tensão e controle, do que se preocupar com a forma e a estética dos movimentos.

A intenção do dançarino de Butoh é encontrar a relação com seu mundo mais profundo a partir do qual sua dança ganha corpo e se expressa no espaço e no tempo. A maneira particular que o Butoh trabalha o corpo, abre caminhos de busca para atores e bailarinos, dado que sua principal característica é o encontro de uma dança que seja antes de tudo conectada com a pessoa que a realiza.

Ikiru - Réquiem para Pina Bausch, Solo de Tadashi Endo (Japão-Alemanha) no Theatro José de Alencar, dia 24 de março

Sábado, 24 de Março de 2012
20h
750 lugares
R$ 10 e 20,00

No mesmo dia, às 15h - 80 lugares
Demonstração Butoh-Ma
Acesso gratuito por ordem de chegada. Leve flores
* Ikiru é Vida em japonês
Uma reverência do mestre Tadashi aos seus mestres
+ Apoio da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza.

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=CuXPxuxKoH4

Centro Cultural BNB


Abertura de Exposição CCBNB

Postado em 28/12/2014 - 16:22:37

Programa gratuito Papo XXI

Postado em 09/06/2013 - 09:26:31




Comentários

blog comments powered by Disqus