Josť Ronildo Reis Franceschini - Desertifica√ß√£o no nordeste brasileiro
Postado em 19/04/2018 - 17:01:33Coment√°rios

Faculdade Ateneu

Desertificação no nordeste brasileiro

A Conven√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para o Combate √† Desertifica√ß√£o conceitua a desertifica√ß√£o como o processo de degrada√ß√£o das terras das regi√Ķes √°ridas, semi√°ridas e sub-√ļmidas, resultante de diferentes fatores, entre eles as varia√ß√Ķes clim√°ticas e as atividades humanas. Est√£o ligados a esse conceito as degrada√ß√Ķes do solo, fauna, flora e recursos h√≠dricos.

No caso do solo, sua degradação resulta de processos naturais que podem ser induzidos ou catalizados pelo homem. O processo de degradação dos solos produz a deterioração da cobertura vegetal, do solo e dos recursos hídricos. Através de uma série de processos físicos, químicos e hidrológicos essa deterioração provoca a destruição tanto do potencial biológico das terras quanto da capacidade das mesmas em sustentar a população a ela ligada.

No Brasil, o Plano Nacional de Combate √† Desertifica√ß√£o (PNCD) considerou que a grande maioria das terras suscet√≠veis √† desertifica√ß√£o se encontra nas √°reas semi√°ridas e sub-√ļmidas do Nordeste. A quantifica√ß√£o dessas √°reas mostra que cerca de 181.000 Km2 (o que corresponde a aproximadamente 20 % da √°rea semi√°rida da regi√£o Nordeste), se encontram em processo de desertifica√ß√£o. Neste contexto, as √°reas semi√°ridas do Brasil representam desafio para o aumento da produtividade e a melhoria dos recursos naturais devido √†s suas caracter√≠sticas de incertezas nas precipita√ß√Ķes pluviom√©tricas, fertilidade dos seus solos e press√Ķes populacionais em ambiente tipicamente fr√°gil.

Atualmente esse problema vem se agravando gra√ßas √†s recentes secas que assolaram o Nordeste. "Na maior parte dessas √°reas predominam solos rasos e uma cobertura vegetal esparsa de caatinga hiperxer√≥fila" Sob estas condi√ß√Ķes e nos locais onde os agro ecossistemas s√£o dependentes de chuva, a perda de solo por eros√£o √© o principal fator que conduz as perdas das terras produtivas do semi√°rido.

Sobre o autor

José Ronildo Reis Franceschini

Mais professores

Charlles Franklin

Artigos

Danilo Ramalho

Artigos

Ernesto Cezar X Castro Filho

Artigos

Evaldo Lopes J√ļnior

Artigos

José Ronildo Reis Franceschini

Artigos

Ricardo Sanabria

Artigos



Coment√°rios

blog comments powered by Disqus