Igreja do Rosário


Igreja do Rosário


comentários  

       

Em 1730 um negro escravo africano tomou a iniciativa de erguer uma capelinha de taipa e palha no mesmo lugar da atual.

Em 1742 o Padre Gomes Correia recomendou que os senhores de escravos permitissem que estes trabalhassem na manutenção e fizessem devoções na igrejinha. Em 27 de outubro de 1747 foi realizada ali a primeira festa da padroeira.
Em 1848, houve eleição dentro da Igreja do Rosário, com conflito grave que resultou em derramamento de sangue dentro do recinto.

Em 1855 foi restaurada novamente pois estava deteriorada e em 1872 foram necessárias novas obras e como estavam esgotados os recursos da irmandade, o Presidente José Wilkens de Matos concedeu-lhe uma ajuda. Em 1892 na revolta contra o governo uma bala de canhão de 11 kilos utilizada no bombardeio do Palácio da Luz foi arremessada contra a porta principal e arrebentou o púlpito, 2 balaustres da mesa de comunhão e a parede que da para o corredor esquerdo, depois destruiu o altar de Nossa Senhora das Dores, outra bala dessas desmontou o General Tibúrcio de seu pedestal, episodio mais conhecido popularmente.

Em 1929 Monsenhor Liberato Dionísio da Costa, que foi seu capelão por muitos anos fez uma pequena reforma, consistindo na abertura de janelas, na altura do primeiro andar para dar mais entrada de ar e luz também em 1935 foram construídos novos nichos ao lado do sacrário, com nossa Senhora do Rosário e Santa Terezinha.
Em 1938, repetiu-se o episodio de 1821: a Matriz de são José ia ser demolida e suas imagens transferidas para o Rosário que passou a ter as honras de catedral embora atos mais solenes, viessem a ser realizados no Pequeno Grande.

A fachada principal da igreja é composta por uma grande porta central, com duas janelas retangulares na altura do coro, encimada por uma frontispício triangular, arrematada por um cruzeiro no topo.

A única torre é lateral, com dois óculos, janelas de arcos de muito ponto e um nicho com uma imagem antiga de nossa Senhora do Rosário. Existem dois altares laterais e o altar mor conservado com aparência original.

O Forro é pintado de azul trabalhado com florões e o piso é de assoalho de madeira. Há enterramento em toda a igreja e na parede na nave lateral se encontra uma lapida funerária do Major João Facundo de Castro Menezes, vice-presidente da Província, assassinado em 1841 e nascido em 1787.

Church of the Rosary

In 1730 a black African slaves took the initiative to erect a chapel of taipa and straw in the same place today.
In 1742 Father Gomes Correia recommended that you allow these slaves to work in the maintenance and do devotions in church. On October 27, 1747 there was held the first festival of the patron.
In 1848 there were elections in the Church of the Rosary, with serious conflict that resulted in shedding of blood inside the enclosure.

In 1855 it was restored again and it was damaged in 1872 new works were needed and how the resources were depleted of brotherhood, President José de Matos Wilkens gave him a hand. In 1892 the revolt against the government a cannon ball of 11 pounds used in the bombing of the Palace of Light was hurled against the door and smash the pulpit, stanchions 2 of the communion table and the wall that's left to the corridor, then destroyed the altar of Our Lady of Sorrows, another bullet of the General Tibúrcio dismount from his pedestal, more popularly known episode.

In 1929 Monsignor Dionísio Liberato da Costa, who was his chaplain for many years made a small reform, with the opening of windows at the time of the first floor to more intake of air and light in 1935 were also constructed new niche next to the tabernacle with Our Lady of the Rosary and Santa Terezinha.
In 1938, the episode repeated itself in 1821: the Mother of St. Joseph would be demolished and their images transferred to the Rosary now have the honor of the cathedral while most solemn acts, were to be made in Little Big.

The main façade of the church is composed of a large central door, with two rectangular windows at the choir, surmounted by a triangular front, secured by a cross on top.

The tower is one side, with two glasses, windows, arches and a point of very niche with an old picture of our Lady of the Rosary. There are two side altars and altar mor preserved with original appearance.

The lining is painted in blue with flower worked the floor is wooden floor. There are all buried in the church and the wall in the aisle is a funeral of Major John lapida Facundo de Castro Menezes, vice president of the province, murdered in 1841 and born in 1787.

 





comments powered by Disqus

Vila das Artes

Equipamento cultural vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Vi...


Casa de Juvenal Galeno

Fundada em 27 de setembro de 1919, é uma instituição mantida pela Secretaria...


Professor João Felipe

A primeira Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, chamada de ...


Palácio do Comércio

Federação das Associações de Comércio e Industrias do Cear&aac...


Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma - hoje Rua Ma...


Museu do Ceará

O prédio que hoje abriga o Museu do Ceará teve sua construção iniciad...


Igreja do Rosário

Em 1730 um negro escravo africano tomou a iniciativa de erguer uma capelinha de taipa e palha no ...


Palácio de Luz

O Palácio da Luz a antiga sede do Governo de Estado foi construído no final do s&ea...


Igreja Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo nasceu de uma simples capela no mesmo sítio onde hoje se ergue a Matriz,...


Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará

Foi fundado em 04 de março de 1887, o Instituto Histórico Geográfico e Antro...


Associação dos Merceeiros

A Associação dos Merceeiros foi criada em 05 de abril de 1914 para proteger os pequ...


Theatro José de Alencar

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala ...


Arquivo Público do Estado do Ceará

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como &oa...


   
Fonte: Igreja do Rosário