Professor João Felipe


Professor João Felipe


comentários  

       

A primeira Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, chamada de Estação Central, foi inaugurada 30 de novembro de 1873.

A segunda e definitiva projetada pelo engenheiro Henrique Foglare e o chalê para o escritório da direção, foram construídos no local do antigo cemitério de São Casemiro, praticamente com mão de obra dos retirantes da seca de 1877 em terreno que pertencia a sesmaria de Jacarecanga, de procedência da família Torres, foi inaugurada em 06 de junho de 1880, no reinado de Dom Pedro II, tendo com Diretor da Estrada o engenheiro Amarílio de Vasconcelos.

Por ocasião dos festejos em comemoração e o centenário da independência, foram feitos reformas que incorporarão a primeira estação à segunda, dando uma maior uniformidade ao conjunto. Ambos edifícios foram de um único pavimento e arrematam completamente o lado norte da Praça Castro Carreira.

A fachada do bloco central da nova estação possui colunas sobre pedestal encimado por frontão triagular e escadaria demarcando o acesso ao interior do edifício. As fachadas contíguas possuem frenestação com abertura em arco pleno, arrematadas superiormente por cornijas e platibandas, sendo a solução adotada para integrar a antiga estação a esta. Foram também reformados no mesmo período o chalé, as oficinas e construídos, com planta aprovada em 1925, os armazéns para os produtos de importação e exportação nos terrenos do lado ocidental da praça.

Professor John Philip

The first station of the railway Fortress of Baturité, called Central Station, was opened November 30, 1873.
The second and final designed by engineer Henry Foglare and cottage to the office of the director, were built on the site of the ancient cemetery of St. Casemiro, practically with the workforce of retirantes the drought of 1877 on land that belonged to the Sesmarias Jacarecanga of origin Torres family, was inaugurated on 06 June 1880, the reign of Dom Pedro II, and with the Director of Road Amarílio engineer de Vasconcelos.

During the festivities in celebration and the centennial of independence, reforms that were incorporated into the first station to the second, giving greater consistency to the whole. Both buildings were of a single floor and crown complete the north side of the Praça Castro Carreira.

The facade of the central block of the new station has columns on pedestal topped by pediment triagular demarcating and staircase access to the building. The walls are contiguous with frenestação open arc in full, secured superiorly by cornices and platibandas, the solution adopted to integrate the old station on it. Were also retired in the same period the cottage, and built the workshops, with plan adopted in 1925, the stores for products to import and export in the land of the west side of the square.

Quem foi João Felipe

A Estação Central da RVC passou a ser chamada em janeiro de 1946, com o nome de Professor João Felipe, em homenagem ao ilustre engenheiro ferroviário cearense nascido em Tauá.

João Felipe Pereira foi Ministro das Relações Exteriores, da Agricultura e Aviação e Obras Públicas do governo do Marechal Floriano Peixoto. Professor da Politécnica do Rio de Janeiro, João Felipe também foi Diretor dos Correios e Telégrafos, Inspetor de Obras Públicas do Rio do Janeiro, Presidente do Clube de Engenharia e Prefeito do antigo Distrito Federal. Quando Ministro das Relações Exteriores muito contribuiu para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil.

Faleceu em 1950.

Who was John Philip

The Central Station of RVC became a call in January 1946, with the name of Professor John Philip, in honor of the eminent railway engineer born in Ceará Tauá.

João Felipe Pereira was Minister of Foreign Affairs, Agriculture and Aviation and Public Works of the government of Marshal Floriano Peixoto. Professor of the Polytechnic of Rio de Janeiro, João Felipe was also Director of Post and Telegraphs, Inspector of Public Works of the Rio de Janeiro, President of the Club of Engineering and former mayor of the Federal District. When Minister of Foreign Affairs contributed much to the development of railways in Brazil.

Died in 1950.





comments powered by Disqus

Vila das Artes

Equipamento cultural vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Vi...


Casa de Juvenal Galeno

Fundada em 27 de setembro de 1919, é uma instituição mantida pela Secretaria...


Professor João Felipe

A primeira Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, chamada de ...


Palácio do Comércio

Federação das Associações de Comércio e Industrias do Cear&aac...


Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma - hoje Rua Ma...


Museu do Ceará

O prédio que hoje abriga o Museu do Ceará teve sua construção iniciad...


Igreja do Rosário

Em 1730 um negro escravo africano tomou a iniciativa de erguer uma capelinha de taipa e palha no ...


Palácio de Luz

O Palácio da Luz a antiga sede do Governo de Estado foi construído no final do s&ea...


Igreja Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo nasceu de uma simples capela no mesmo sítio onde hoje se ergue a Matriz,...


Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará

Foi fundado em 04 de março de 1887, o Instituto Histórico Geográfico e Antro...


Associação dos Merceeiros

A Associação dos Merceeiros foi criada em 05 de abril de 1914 para proteger os pequ...


Theatro José de Alencar

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala ...


Arquivo Público do Estado do Ceará

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como &oa...


   
Fonte: Professor João Felipe