Document

Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará


VISUALIZAR LOCAL VER NO MAPA

Foi fundado em 04 de março de 1887, o Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará , sob a inspiração de Barão de Studart e mais 11 importantes vultos da sociedade cearense. Funcionou, a principio, no compartimento oriental da Biblioteca Pública, depois no antigo Teatro da Concórdia até 1896, transferindo-se depois para o pavimento térreo da Assembléia Provincial, cedido pelo presidente Nogueira Acioli.

Recebeu cede definitiva em 1921, no atual endereço, onde instalou-se depois a Chefia de Polícia do Estado e o Ginásio Municipal. Depois o prédio foi incorporado pela família Gentil , que fora adquirido pela Universidade Federal do Ceará que trocou com o Instituto do Ceará pelo prédio da Av. Visconde do Cauípe, 2431.

Edificação majestosa de riquíssimos elementos arquitetônicos e de grande imposição no entorno. Possui estilo eclético, apresentando no seu exterior, gradiu com postes de ferro fundido e de grades de serralharia, assim como escada arqueada que mistura os dois elementos e de excelente execução. O prédio possui planta irregular com elementos sacados e sua varanda acompanha essas variações.

O guarda-corpo da varanda possui balaustrada pré-moldada em concreto, com desenho estilizado e são sustentados por elegantes mísulas. A plantibanda é extremamente decorada com adornos orgânicos e geométricos e é coroada na fachada da Rua Barão do Rio Branco, com elementos com arco abatido, gregas, volutas e florão no centro. No seu chanfro possui coroamento mais simples, também com arco abatido, sem muitos adornos.

As esquadrias do pavimento superior possuem bandeiras de madeira, assim como as do pavimento inferior. Todas as esquadrias são de madeira.



Comentários

comments powered by Disqus
MAIS EQUIPAMENTOS