Atividades e Serviços Permanentes no Museu do Ceará

Museu do Ceará HOJE COMENTÁRIOS

Atividades e Serviços Permanentes no Museu do Ceará

Por mês, o Museu do Ceará recebe uma média de 1.500 estudantes e 700 visitantes do Ceará e de outros lugares.


Núcleo Pedagógico

Responsável pelo atendimento às escolas e a outros visitantes, monitorando visitas educativas a partir de metodologias específicas e interagindo com procedimentos do teatro, este núcleo, com uma coordenação e dez monitores, atende também ao público em geral. Por mês, recebe uma média de 1.500 estudantes e 700 visitantes do Ceará e de outros lugares.

Para a realização da pedagogia do diálogo com estudantes há procedimentos para colocar as exposições do Museu do Ceará como parte de um programa educativo mais amplo que inclui "visitas monitoradas" e a relação do Museu com a sala de aula e outros espaços. Desse modo, o Museu do Ceará assume a responsabilidade de manter estratégias de orientação para professores, fazendo-os compreender o potencial educativo da história dos objetos, não somente como um recurso didático para as aulas. Mas, sobretudo pela possibilidade de formar em seus alunos novas percepções para a multiplicidade de tempos. Com esse objetivo o Museu do Ceará oferece oficinas com o tema: como visitar o Museu?


O Teatro no Museu

A relação criativa com outros campos cognitivos é uma interminável rede de aberturas para o espaço museológico. No Museu do Ceará, está em andamento um trabalho coletivo que faz íntima relação entre museologia e teatro. Trata-se da "Boneca Dorinha", que interage com as crianças durante as visitas monitoradas. Juntamente com a prática, desenvolve-se um esforço de reflexão sobre a criação de tal campo interdisciplinar: teatro e museu. Assim, a grande questão que tem norteado as avaliações é a seguinte: o museu não compõe um cenário teatral, assim como o teatro não pode se transformar em apêndice do museu.

Outro ponto de igual relevância é a eliminação de qualquer tentativa de "reprodução do passado". Longe de transformar a história no "túnel do tempo", como pensavam os historiadores eivados de neutralidade científica, a "Boneca Dorinha" é uma personagem do presente que, juntamente com os monitores do "Núcleo Educativo", interage com os objetos, em diálogo com as crianças.

 

 


Comentários

blog comments powered by Disqus