Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 16 de janeiro

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Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 16 de janeiro

Se as informações não forem atualizadas, o benefício poderá ser bloqueado a partir de fevereiro.


Os beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal até o próximo dia 16 de janeiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até novembro, de 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização. Caso as informações não sejam atualizadas, o benefício dessas famílias poderá ser bloqueado a partir de fevereiro. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.

Para atualizar as informações, basta que o responsável familiar procure a unidade para atendimento do Cadastro Único mais próxima de sua casa. Na capital cearense, os beneficiários podem procurar um dos 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade, além dos postos de atendimento instalados nas Secretarias Regionais para revisar seu cadastro. Os usuários do programa devem atualizar as informações do cadastro sempre que mudarem de endereço; quando os dependentes mudarem de escola, houver alteração de renda das pessoas declaradas no cadastro, inserção de novo dependente, mudanças de registro civil, entre outros casos.

No ato da atualização é necessário que o titular do cartão apresente o documento de identidade, RG, CPF ou Título de eleitor e comprovante de endereço atualizado. Para crianças e adolescente com idade inferior a 18 anos é preciso da certidão de nascimento, declaração escolar dos últimos 3 meses para as idades de 06 a 17 anos e para as crianças de 0 a 7 anos incompleto é indispensável a apresentação do cartão de vacinação em dia. Para os demais membros da família maiores de idade, qualquer documentação nacional como carteira de trabalho (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada), certidão de nascimento ou casamento, CPF e título de eleitor.

Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Com as informações atualizadas, é possível avaliar se as famílias cumprem os pré-requisitos para o recebimento dos benefícios financeiros e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país. A atualização cadastral garante, assim, a continuidade do Bolsa Família e, ainda, possibilita o acesso a outros programas sociais do Governo Federal, como a tarifa social de energia elétrica.

 

Endereços do CRAS

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