Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 16

Prefeitura de Fortaleza COMENTÁRIOS

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu ampliar mais uma vez o prazo para ampliar a cobertura vacinal.



O Ministério da Saúde encerra hoje (1°), depois de prolongar por uma semana, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, mas em Fortaleza a campanha será prorrogada por mais duas semanas, até o dia 16 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu ampliar mais uma vez o prazo para ampliar a cobertura vacinal, atingindo as pessoas que ainda não receberam o imunizante por estarem doentes, com dengue, gripe ou outras viroses, no período regular da campanha, que era de 5 a 25 de maio.

Crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar. O imunizante protege contra três tipos de vírus da gripe, como a influenza A H1N1 e a influenza B, e protege também contra a meningite por hemófilo (Haemophilus influenzae - tipo de bactéria).

O mais recente levantamento da campanha em Fortaleza, divulgado na última quinta-feira (30), aponta que 194.496 pessoas foram vacinadas, o que representa 55,97% da meta, que é imunizar 80% do público alvo. A SMS espera vacinar 347.528 pessoas, sendo 237.775 com idade igual ou superior a 60 anos, 28.232 gestantes, 56.465 crianças de seis meses a menores de 2 anos e 25.056 trabalhadores da saúde. Desse universo, foram imunizadas 125.082 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, 15.073 gestantes, 33.874 crianças, além de 20.467 trabalhadores da saúde.

Mesmo quem já tenha sido vacinado no ano passado deve receber a vacina novamente em 2012. O imunizante está disponível nos 92 postos de saúde. Os trabalhadores da saúde que devem se vacinar são aqueles que atuam nos serviços de urgência e emergência de postos de saúde e hospitais. Os profissionais devem receber a vacina nos próprios locais de trabalho.

A SMS está aproveitando a oportunidade da campanha para promover ainda a vacinação antitetânica e contra a hepatite B. As pessoas têm a oportunidade também de atualizar o cartão com as vacinas necessárias, conforme a recomendação do Ministério da Saúde.

Promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de todo o país, a campanha de vacinação contra a gripe está na 14ª edição e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações em consequência das infecções pelo vírus da influenza. A vacina protege a população contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A partir deste ano, o Ministério da Saúde orienta, por meio da portaria nº 1.353, que as pessoas vacinadas só devem fazer doação de sangue após quatro semanas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão se dá por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar etc. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado: congestão nasal, tosse, febre variável, mal-estar, entre outros. Os casos graves da doença podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave, levando até mesmo à morte. A principal medida de prevenção é a vacinação.

Em 2011, em Fortaleza, foram vacinadas 254.795 pessoas. No Brasil, ano passado, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. A campanha imunizou em todo o país 25,134 milhões de pessoas.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus