Casa de Frei Tito de Alencar é tombada pelo Município

Prefeitura de Fortaleza COMENTÁRIOS

Casa de Frei Tito de Alencar é tombada pelo Município

O imóvel tombado está localizado na Rua Rodrigues Júnior, 364, no Centro.



Frei Tito foi um ativista político cearense que, durante a ditadura militar, foi preso, torturado e exilado.

A casa de Frei Tito de Alencar Lima, ativista político cearense, foi tombada pelo Município. O processo foi solicitado por vereadores de Fortaleza no dia 5 de julho, quando o pedido foi apresentado ao Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), que aprovou o encaminhamento ao Gabinete da Prefeita, no dia 13 de julho. Em 27 de julho, o decreto foi assinado pela Prefeita Luizianne Lins.

Durante a ditadura militar, Frei Tito foi preso, torturado e exilado. No dia 10 de agosto de 1974, foi encontrado morto. “A importância do tombamento é em função da pessoa do Frei Tito, do que representou a luta contra a ditadura e em favor dos direitos humanos”, explica a coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Clélia Monasterio. “A casa não tem valor arquitetônico, mas simbólico, fazendo referência à figura de Frei Tito”, afirma.

Para Fátima Mesquita, secretária de Cultura de Fortaleza, preservar a casa onde morou Frei Tito “não é em si a preservação de uma casa, mas de um lugar que abrigou os sonhos e as alegrias de um memorável cidadão fortalezense, símbolo de desprendimento e luta pela justiça, que nos deixou precocemente. O próximo passo, agora, é cuidar do uso da casa”, conclui.


Comentários

blog comments powered by Disqus