Cia. Artes Cínicas de Teatro traz ao Theatro José de Alencar a peça 'Papoula'

Theatro José de Alencar COMENTÁRIOS

Cia. Artes Cínicas de Teatro traz ao Theatro José de Alencar a peça 'Papoula'

Papoula é a terceira montagem da Cia. Artes Cínicas de Teatro e consiste em uma comédia que se vale do exagero das novelas mexicanas em interface com uma linguagem da cearensidade.



Uma novela mexicana no teatro. Uma comédia com pitadas de melodrama: a mocinha que é pobre, sofre muito, mas depois triunfa; o galã viril; a empregada bisbilhoteira e a vilã que faz de tudo para aumentar sua riqueza. No espetáculo, todos os ingredientes imagináveis de uma novela mexicana com um trato de cearensidade. CONCEPÇÃO CÊNICA E PROPOSTA DO ESPETÁCULO Papoula é a terceira montagem da Cia. Artes Cínicas de Teatro e consiste em uma comédia que se vale do exagero das novelas mexicanas em interface com uma linguagem da cearensidade. Como nos folhetins mexicanos, apresenta personagens típicos, claramente definidos entre bons e maus, ou seja, sem qualquer eleição trágica. Assim, em seu enredo encontramos a mocinha pobre e ingênua (Papoula), o galã rico (Josantônio Cláudio), sua noiva-vilã (Sabrina Peixoto), a empregada bisbilhoteira (Carmela Carmem), uma pessoa misteriosa (Maria Preá) e os pais ricos e sorridentes do mocinho (Antônio José e Josefa Antônia). Na construção de tais personagens, privilegiou-se uma concepção de direção que enfatizou exercícios de improvisação, exercícios mediados e uma pesquisa do gênero melodramático, com o qual o espetáculo apresenta uma íntima relação. É importante atentar que algo que foi observado desde o início do processo é que os sentimentos e discursos de todas as personagens se exageram até o limite da paródia, provocando com facilidade a identificação do público e o riso, o que é demonstrado cenicamente em grande parte das cenas do espetáculo. Após a realização de ampla pesquisa, o grupo compôs uma sonoplastia que mescla três tendências: a utilização de músicas de cantores espanhóis conhecidos; a gravação de falas das personagens para demonstrar seus pensamentos; e a inclusão do que denominamos de músicas de efeitos para intervir nos momentos mais dramáticos, como forma de exaltação das emoções das personagens. No que se refere à concepção e confecção de cenários e adereços, pautamo-nos em objetos cênicos de fato funcionais, com cores fortes e dimensões amplas. A caracterização prima por um figurino de tecidos, cores, cortes e caimentos extracotidianos e a maquiagem, forte e expressiva, auxilia na composição das personagens aqui trabalhadas. Em suma, o presente texto de Yuri Yamamoto e Rogério Mesquita, foi escrito no ano de 2001 e, ao ser escolhido para montagem pela Cia. Artes Cínicas de Teatro, traz uma roupagem cênica que dialoga comédia com melodrama, com o objetivo de fazer o público rir, identificando-se com as personagens. Dias 04 e 05 de novembro de 2010, às 19h no Teatro Morro do Ouro – anexo ao Theatro José de Alencar. Gratuito FICHA TÉCNICA Espetáculo: Papoula Texto: Yuri Yamamoto e Rogério Mesquita Direção e Produção: Gilmar Costa Sonoplastia: Gilmar Costa e Samuel Lima Maquiagem: Gilmar Costa e Samuel Lima Operação de Som: Thiago Jardel Cenotécnica e Iluminação: Wayards Sales Figurino: Gilmar Costa Confecção: Santa e Mazé Benicio Cenografia e Adereços: Gilmar Costa e Wayards Sales Contrarregragem: Nilberto Gonçalves ELENCO Samuel Lima – Papoula e Voz do Telefone Guilherme Alves - Cigana Madrinha e Carmela Carmem Gilmar Costa - Sabrina Peixoto Lucas Rodrigues - Josantônio Cláudio Nilberto Gonçalves - Médico e Manôlo Paôlo Keciene Alves - Josefa Antônia e Mãe Igor Mário - Antônio José Mirelle Moreira - Maria Preá

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