Cine da Tarde

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Cine da Tarde

A Vila das Artes exibe nesta semana o chileno Post Mortem, de Pablo Larrain, que teve sessão cancelada semana passada devido a greve dos motoristas e cobradores de ônibus.


Cine da Tarde, cineclube formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, vai exibir nesta quarta-feira, às 14h30, o filme Copacabana de Carla Camurati. O longa faz um passeio não só pelo bairro carioca como pelos áureos tempos do célebre lugar que inspirou poetas como Vinícius de Moraes e Tom Jobim. A sessão tem curadoria e acontece na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo 3252-1444. A entrada é gratuita.

Programação

Dia 4- Copacabana (Direção: Carla Camurati, Brasil - 2001)
As vésperas de completar 90 anos, os amigos idosos do fotógrafo judeu Alberto preparam uma festa surpresa, mas ele parece subitamente tomado pelo passado. E é de forma lúdica, poética e bem humorada que ele volta no tempo e relembra importantes fatos profissionais e afetivos de sua longa vida. Aos poucos, as lembranças afetivas, visuais e sonoras de Alberto e a história do bairro Copacabana se misturam.

Dia 11 - A Língua das Mariposas (Direção: José Luis Cuerda, Espanha - 1999)
Espanha, 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novo professor começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, o garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido.

Dia 18 - Cinema Paradiso ( Direção: Giuseppe Tornatore,Itália/França - 1988)
Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembranças.

Dia 25 - O Barato de Grace (Direção: Nigel Cole, Reino Unido - 2000)
Sinopse: Grace Trevethan (Brenda Blethyn) é uma viúva que está em sérios apuros financeiros. Seu marido (Bill Wheston) se suicidou recentemente e deixou uma série de dívidas que podem fazer com que ela perca a casa onde sua família vive há anos. Sabendo de suas dificuldades financeiras e também de sua habilidade como jardineira, seu empregado Matthew acaba lhe fazendo uma proposta insólita: que ela cuide em sua estufa de suas mudas de maconha. Brenda Blethyn recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical. O filme recebeu uma indicação ao BAFTA na categoria de Melhor Revelação em Filmes Britânicos (Mark Crowdy) e ganhou o prêmio World Cinema, no Sundance Film Festival.

Encontro Aberto

A Vila das Artes recebe nesta quarta-feira (4) no Encontro Aberto o pesquisador Oswald Barroso para falar sobre Mito e Espetáculo. O encontro acontecerá às 17h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que fica na Avenida Treze de Maio, 2081 - Benfica. Oswald é professor e pesquisador de cultura popular e orienta alunos do curso Teatro: Conexões Contemporâneas da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes no módulo Mito e Espetáculo. A entrada é aberta ao público interessado.Informações pelo 3252-1444.

Cineclube Vila das Artes

A Vila das Artes exibe nesta semana, na quarta-feira (4), o chileno Post Mortem, de Pablo Larrain, que teve sessão cancelada semana passada devido a greve dos motoristas e cobradores de ônibus. Post Mortem tem a ditadura militar no Chile dos anos 70, como pano de fundo, para contar a história de Pablo, um indivíduo excêntrico e comprometido com uma obsessão psicótica: o desejo doentio sobre uma mulher chamada Nancy. A trama acontece a poucos dias do golpe militar do general Pinochet em 1973. O longa participou da seleção oficial da 67º edição do Festival de Veneza. Após a sessão tem bate papo com o pesquisador e professor Diego Hoefel (UFC). A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo 3252-1444.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus