Começou a brincadeira

Secultfor COMENTÁRIOS

Começou a brincadeira

Botar o bloco na rua é a ordem do dia a partir do dia 13, quando começa oficialmente o pré-carnaval de Fortaleza.



COMEÇOU A BRINCADEIRA: PRÉ-CARNAVAL NAS RUAS

A brincadeira feita por bandinhas, batucadas, baterias e uma legião de brincantes vocacionados para a alegria segue pelos finais de semana seguintes até 12 de fevereiro, espalhando-se pelos mais diversos bairros da cidade e atingindo as seis Regionais. Para os blocos da Praia de Iracema, um dos locais de maior convergência de foliões, um novo percurso de desfile foi planejado e traçado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, responsável pelo disciplinamento do espaço público e das vias de passagem: a orientação é que saiam dos seus locais de concentração seguindo pela av. Almirante Barroso e dispersem no Aterrinho, à altura da rua João Cordeiro, onde há uma estrutura de palco armada nas areias para breves apresentações dos blocos interessados.

Em 2012, a Praça do Ferreira, como de praxe, também é outro ponto de grande movimentação, atraindo para o Centro da cidade, sempre aos sábados à noite, os já fiéis seguidores do tradicional bloco Concentra mas Não Sai. E após quatro finais de semana de troça, animando sextas, sábados e domingos, o show de fechamento promete ser o ponto alto do período: quem sobe ao palco no dia 11 de fevereiro para encerrar o pré e dar as boas-vindas ao carnaval propriamente dito é o mega-star Falcão, humorista, cantor e referência-mor da molecagem de plantão. Em palco armado na Praia de Iracema, desta vez no Aterro, à altura do Ideal Clube, ele vai cantar os sucessos gravados em oito discos tributários do humor inteligente. Assim, faz a costura precisa com o universo temático do carnaval 2012, que homenageia o humor cearense e o mestre Chico Anysio.

Para viabilizar e qualificar a festa que se alonga por um mês inteiro, logo após o Reveillon, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secultfor, apoia diretamente, através do quinto Edital de Fomento aos Blocos de Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2012, 60 blocos, investindo um montante de R$ 360 mil. Assim, cada bloco selecionado tem como ajuda de custo R$ 6 mil. Para além do incentivo financeiro, a Prefeitura de Fortaleza apoia os blocos em geral, contemplados ou não através de edital, viabilizando as condições mínimas necessárias referentes à estrutura e logística, o que compreende sinalização de trânsito, interdição de ruas, mudanças de rotas de ônibus, limpeza urbana, iluminação, segurança, controle do comércio ambulante e divulgação, além do desenvolvimento de campanhas educativas.

“O pré-carnaval é a prova dos nove da convivialidade, do bem-estar coletivo, da educação no trânsito, da educação patrimonial e do cuidado com o Outro. Para o bloco passar é preciso que a cidade dê sua licença poética, entendendo o período como uma pausa vibratória para nossas lutas diárias. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor, festeja e legitima a qualidade da festa, que só cresce, graças ao diálogo continuado entre a população e o poder público municipal. Os animadores de blocos estão mais organizados e conscientes de seus direitos e deveres. Os músicos se aprimoram a olhos vistos. Os foliões estão mais tolerantes, politizados. Diminuir o número de veículos em circulação, sobretudo aos sábados, ainda é um desafio, assim como redesenhar rotas específicas de ônibus para os locais de maior convergência. Coibir os paredões de som também é um combate político de todos, poder público e cidadãos. Mas ano após ano afinamos o tom. E assim brincar carnaval em Fortaleza vem se tornando coisa séria”, enfatiza a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.

Para a gestora, é preciso ainda que a iniciativa privada seja cada vez mais parceira do período carnavalesco em Fortaleza. “Esse tem que ser um projeto coletivo de amor à cidade, porque o carnaval de rua é uma vocação natural do fortalezense, além de um ótimo gerador de emprego, renda e ocupação qualificada dos espaços públicos. Também devemos encará-lo como um importante momento de educação para a cidadania. Assim, todos saem ganhando: poder público, investidores, moradores e visitantes”, defende.

SERVIÇO

Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza. Nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 dejaneiro e nos dias 3, 4, 5, 11 e 12 de fevereiro.

SEGURANÇA

A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza intensificará a segurança dos foliões durante o Pré-Carnaval. Este é o principal objetivo do efetivo, composto por 719 guardas municipais, que será disponibilizado para a operação. A ação acontecerá durante todos os fins de semana da festa, que inicia nesta sexta-feira (13) e prosseguirá até dia 11 de fevereiro. O contingente inicia sua atuação uma hora de antecedência dos desfiles e permanecerá até uma hora após o término, nos seguintes pontos da folia: Praia de Iracema, Benfica, Vila Pery, Vila Manoel Sátiro, Centro e Rodolfo Teófilo. Além disso, 6 Viaturas e 10 motos darão apoio à operação. As instalações dos blocos e o possível atendimento emergencial, se necessário, ficará a cargo de uma equipe da Defesa Civil.

Foram disponibilizados agentes de segurança dos Pelotões Especial (PE), Ronda Preventiva Escolar (Rope), Guarda Comunitária (PGC), Salvamento Aquático (PSA) e da Unidade Operacional Patrimonial (UNIOP). Além disso, darão apoio aos servidores da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e pró-fiscais das Secretarias Executivas Regional (SER’s).

ATENDIMENTO DE SAÚDE

Hospitais Distritais: Todas as equipes médicas dos hospitais distritais (Frotinhas, Gonzaguinhas, Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição e Centro de Assistência à Criança Lúcia Fátima) estarão com suas escalas de profissionais completas e confirmadas. Com clínicos, anestesistas, pedriatras, neunatologistas, obstetras, traumatologistas, e cirurgiões gerais. Da mesma forma, as escalas dos demais plantonistas. Deverá haver escala normal de servidores dos setores de Manutenção, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Limpeza, Maqueiros, Motoristas etc, para atender às necessidades habituais e eventuais.

Para melhorar o atendimento, é importante ressaltar que o perfil dos Fortinhas são para atendimento de urgência, média complexidade nos setores de clínica, cirurgia e traumatologia. O perfil do atendimento dos Gonzaguinhas são, também de urgência, média complexidade nos setores de pediatria, ginecologia e obstetrícia. O Hospital Nossa Senhora da Conceição atende a casos de urgêcia, média complexidade nos setores de clínica, pediatria e obstetrícia.

COMÉRCIO AMBULANTE

Quantidades de ambulantes cadastrados:

Ø Na Praia de Iracema

Os foliões que forem para a Praia de Iracema, durante o pré-carnaval, contarão com ambulantes em barracas (que podem vender alimentos) e itinerantes (com isopores de 21 litros, vendendo bebidas) para consumir. Foram abertas, na Secretaria Executiva Regional II (SER II), 83 vagas para barracas, com cada uma tendo direito a dois itinerantes, e 153 itinerantes. Para fiscalizá-los, o órgão está trabalhando uma equipe de 136 colaboradores, entre fiscais, auxiliares e coordenadores, a cada sábado.

TRÂNSITO

No próximo sábado (14), a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) iniciará a operação detrânsito especial para o pré-carnaval de Fortaleza. A operação acontecerá também nos dias 21, 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, sempre com o apoio de 120 agentes de trânsito que irão realizar bloqueios em algumas vias para garantir o acesso seguro aos blocos.

A Praia de Iracema será o palco principal do pré-carnaval. Para organizar o percurso dos blocos, a AMC irá proibir o estacionamento na Av. Beira Mar no trecho ao lado do Aterrinho, entre as ruas Arariús e João Cordeiro, a partir de 6h da manhã. A proibição visa garantir que a área de dispersão dos grupos, onde também acontecerão os shows, esteja livre para o trânsitoapenas de pedestres.

Algumas vias também serão bloqueadas para permitir que os blocos realizem seus percursos em segurança. Os bloqueios estão previstos para às 14h e acontecerão nas seguintes ruas:

· Av. Alm. Jaceguai, entre a Av. Monsenhor Tabosa e Av. Almirante Barroso;

· Av. Almirante Barroso, entre a Av. Alm. Jaceguai e R. João Cordeiro;

· Rua João Cordeiro, entre R. Tenente Benévolo e Av. Beira Mar;

· Av. Beira Mar, entre R Ararius e R. João Cordeiro.

Com o bloqueio, o tráfego da Av. Hist. Raimundo Girão no sentido oeste (Mucuripe/Praia de Iracema) será desviado para a R. Ildefonso Albano. Os veículos que trafegarem pela Av. Alm. Jaceguai (continuação da Av. Dom Manuel) no sentido da Praia de Iracema terão que desviar pela Av. Monsenhor Tabosa. Os ônibus que fazem o mesmo trajeto farão o desvio pela R. Pereira Filgueiras.

A previsão de finalização dos bloqueios é 23h ou até que a maior parte do público já tenha sido dispersada.

· Demais bairros

A AMC, juntamente com as secretarias executivas regionais, autorizou também o bloqueio de vias para a concentração de aproximadamente 50 blocos de pré-Carnaval em vários bairros da Capital. A orientação é de que os bloqueios sejam feitos apenas na concentração e chegada dos blocos.

Programação completa no Site da Secultfor: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura

Secultfor


DAVID ČENĚK no júri do Cine Ceará

Postado em 28/05/2015 - 14:37:00

Edital de Festejos Juninos 2015

Postado em 05/05/2015 - 10:21:28




Comentários

blog comments powered by Disqus