Encontro Internacional de Artes Cênicas

Theatro José de Alencar COMENTÁRIOS

ZONA DE TRANSIÇÃO - Encontro Internacional de Artes Cênicas

O “ZONA DE TRANSIÇÃO” tem foco nas atividades de formação, encontro artísticos de solistas e coletivos do Ceará.



O “ZONA DE TRANSIÇÃO - Encontro Internacional de Artes Cênicas” acontece de 17 a 26 de junho, no Theatro José de Alencar. O projeto do TJA Internacional segue os festejos dos 100 anos do início da construção do Theatro José de Alencar em 1908, e enseja os 99 anos de existência da casa no dia 17 de junho, sendo ainda presságio para o centenário da casa em 2010. O evento acontece no mesmo formato dos encontros anteriores já realizados no TJA, como “O Riso da Cena”, em outubro de 2008; o seminário “A técnica como uma questão estética”, em dezembro de 2008, e o projeto CumpliCidades, em fevereiro de 2009. O “ZONA DE TRANSIÇÃO” tem foco nas atividades de formação, encontro artísticos de solistas e coletivos do Ceará (Fortaleza e interior) com representantes de outros estados do Ceará e do exterior, que também ministrarão oficinas no TJA. * Importante: O encontro, além de marcar os 99 anos do TJA, inicia um circuito prévios pelos teatros-monumentos do Icó (Teatro da Ribeira dos Icós, inaugurado em 1860) e de Sobral (Teatro São João, inaugurado em 1880), que celebrarão em 2010, respectivamente 150 anos (Icó), 130 anos (Sobral), junto aos 100 anos do TJA (em 17 de junho do ano que vem). TJA Zona de Transição - Encontro Internacional de Artes Cênicas Teatro São João, Sobral: sábado e domingo, 6 e 7 de junho de 2009 - Atividade de formação + espetáculo com o Grupo Formosura de Teatro Teatro da Ribeira dos Icós, Icó - sábado e domingo, 13 e 14 de junho de 2009 - Atividade de formação + espetáculo com a Cia. Epidemia de Teatro Theatro José de Alencar, Fortaleza: quarta à terça-feira, 17 a 23 de junho Convocatórias em Fortaleza - ruas, terminais de ônibus, feiras livres / 12 a 14 de junho Realização: Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura + Theatro José de Alencar 100 Anos em 2010 + Centro de Artes Cênicas do Ceará – Cena (anexo TJA) + Escola Livre de Artes Cênicas do TJA Interlocução: Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB/Ceará + Movimento de Teatro de Rua do Ceará Apoios: Prefeitura Municipal de Icó -Theatro da Ribeira dos Icós 150 Anos em 2010 Prefeitura Municipal de Sobral - Teatro São João 130 Anos em 2010 Projeto FEC/Vidança Gerência de Projeto: Lumiar (*) PROGRAMAÇÃO Teatro São João, Sobral Sábado, 6: Vivência com Grupo Formosura de Teatro: a relação do ator e do boneco em cena Domingo, 7: As Aventuras de Dom Quixote, com o Grupo Formosura de Teatro Teatro da Ribeira dos Icós, Icó Sábado, 13: Formação com a Cia. Epidemia de Teatro Domingo, 14: A triste história de Catarina e Billy Macarrão, com a Cia. Epidemia de Teatro OFICINAS NO TJA De quinta, dia 18, a sábado, dia 20 9h às 12h - Oficina de voz com Noberto Presta Via Rosse (Brasil/Itália) total: 12h/aula – 20 vagas 14h às 17h - Oficina de artes de rua com a cia. La Belle Zanka (França) total: 12h/aula – 20 vagas Oficina de palhaço com Oskar Zimmermann (Chile) - total: 12h/aula – 20 vagas De quinta, dia 18, à segunda, dia 22 9h às 13h - Oficina de voz com Carlos Simeoni do Grupo Lume (Campinas, SP) total: 20h/aula - 20 vagas De sexta, dia 19, a domingo, dia 21 9h às 12h - Oficina teatro de animação com a Tato Criação Cênica (Curitiba,/PR) total: 12h/aula – 20 vagas De quarta, dia 24, à sexta, dia 26 9h às 12h - Oficina teatro físico com o grupo Los Corderos (Espanha) total: 12h/aula – 20 vagas * Para bailarinos e atores. Requer preparo físico para intenso trabalho de corpo INSCRIÇÕES: - doação de 01 livro - 01 foto 3x4 (cor ou pxb) - 01 carta de intenção justificando o interesse pela(s) oficina(s) - ficha de inscrição TJA recebe alunos-bolsistas do interior do Ceará 20 vagas para artistas cênicos maiores de 18 anos * o TJA se responsabiliza pela hospedagem, alimentação e transporte local hotel-TJA-hotel * o bolsista se responsabiliza pelo transporte de sua cidade a Fortaleza (ida-e-volta) e sua chegada ao hotel ou TJA na quarta-feira, dia 17, a partir do meio-dia. Estadia até segunda, dia 22, ao meio-dia. Informações: 3101.2567 ou 3101.2603 (*) PROGRAMAÇÃO NO TJA do ZONA DE TRANSIÇÃO Quarta, dia 17 8h, 9h, 10h, 11h + 13h, 14h, 15h, 16h - Visita Guiada ao Theatro 8h30 às 11h30 e 14h às 17h - O mais antigo palhaço em atividade no Ceará, Trepinha recebe o público 9h no foyer - A triste história de Catarina e Billy Macarrão 10h no saguão: O bailarino Hugo Bianchi guia percurso pelo TJA 15h no Pátio Nobre: Homem Banda. Musical com o William Rodrigues com instrumentos de sua fabricação, feito com material reciclado. William Rodrigues – Sobral 16h no Pátio Nobre, Jardim e Calçada: Imaginário - A saga do guerreiro brincante. Quixote no sertão dos Inhamuns, no Ceará. Teatro de rua do Grupo Arte Jucá (Arneiróz/CE) Direção: Antonio Robson Cavalcante + Lês Muzes Dynamo - La Belle Zanka Poesia urbana: dança, circo, teatro. Criação e direção: Margot Carrière. Feito em 2006 a convite da Bienal da Dança de Lyon, França. Incentivo cultural: Cultures France – 2009 Ano França no Brasil www.labellezanka.fr + Chuva de pétalas de flores com alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro - CPBT 20h no palco principal - Sopro – Solo de Carlos Simeoni, do Grupo Lume Nascimento - folha em branco do ser, do que vai ser. Morte- folha em branco, do não ser, do que não vai ser. Sopro - momento de passagem de um estado para outro. O que seria do ser se prolongasse o momento do sopro de vida se ele nesse momento reconstruísse todas as ações de sua vida, sem ruídos e sem interferências, sem máculas, somente através do estado puro da existência? De que maneira se relacionaria com o tempo, com o espaço, com as ações, com o sexo, com as emoções? Sopro é uma experiência sensorial, onde tempo e ação são completamente distintos do cotidiano. Propõe ao espectador a oportunidade de mergulhar no universo do nada e do desconhecido. Criação: Carlos Simioni (atuação), Tadashi Endo (direção e desenho de luz) e Denise Garcia (música original). Figurinos: Adelvane Néia. Cenotécnica: Abel Saavedra. Espacialização Sonora: Ignácio Campos. Produção Executiva: Cynthia Margareth. Diretor de Produção: Pedro de Freitas. Produção e Realização: Lume Teatro. Co-Produção: Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil Quinta, dia 18 18h na sala de teatro: Prisão para a liberdade Demonstração técnica de Carlos Simeoni Elaboração de uma técnica pessoal e sua aplicação no espetáculo teatral, com Carlos Simeoni. O processo de montagem do espetáculo “Kelbilim, o cão da divindade”. 20h no palco principal Fragmentos de vidas divididas – Solo de Norberto Presta, do Via Rosse (Argentina/Itália) Norberto Presta diz sobre seu solo: escrevo a história de quem olha no espelho e não sabe quem é, a história de um que é muitos. Nasci na Argentina. Antes de ser italiano fui clandestino na Itália, ilegal na Alemanha. Hoje sou um europeu com passaporte Argentino, e um latino-americano com passaporte italiano. A peça surgiu como uma necessidade de reconhecer-se a partir da própria história e, assim, reconhecer o outro. aquilo que escrevi era comunicável apenas como “teatrante”, ou seja, fazendo passar o texto pelo meu corpo, transformando-o em uma sequência de ações para encontrar uma relação emocional, intelectual, sensorial, física com o público. Coloquei estas histórias em conjunto, misturei foram se contaminando e descobrí que eram fragmentos de vidas divididas. www.norbertopresta.blogspot.com / www.viarosse.com - norby53@hotmail.com Sexta-feira, dia 19 18h na sala de teatro Demonstração técnica de Norberto Presta 19h no Teatro Morro Do Ouro E se... – Tato Criação Cênica. Discute com bom-humor e fantasia os diversos caminhos que a vida oferece e as conseqüências decorrentes das ações que forem tomadas. A pesquisa no teatro de animação da Tato concentra-se na animação de partes do corpo, principalmente das mãos e expande-se para a manipulação de objetos. Desta vez a Tato amplia as possibilidades de formas dos personagens humanos a duas mãos, e cria um mesmo personagem realizado a quatro mãos, dando-lhe uma movimentação mais completa, além da criação de algumas formas animais. 20h no palco principal O Realejo – Grupo Bagaceira de Teatro Espetáculo. Delicadeza e poesia. Uma história de amor contada através da magia do realejo.Texto: Rafaele Martins. Direção, sonoplastia, cenários e figurinos: Yuri Yamamoto. Elenco: Samya de Lavor, Edivaldo Batista, Ricardo Tabosa, Tatiana Amorim, Paula Yemanja, Rafael Martins, Rogério Mesquita e Fábio Vieira. Música original: Ayrton Cezar e Rafael Martins. Produção: Rogério Mesquita e Paula Yemanjá. www.teatroce.com.br 21h na sala de teatro Zona de Transição: trabalhos de curta duração Desespero para a felicidade... Solo de Márcio Medeiros. Uma narrativa cênica que se dá na relação entre corpo e espaço na construção de pequenos quadros cênicos, cruzando dança e teatro: o que se pode tornar-se, o que se pode dizer e o que se pode dançar. 15min. Sábado, dia 20 17h - Demonstração técnica do Grupo Bagaceira de Teatro 18h e 20h no Teatro Morro do Ouro - Tropeço – Tato Criação Cênica (Curitiba/PR) O espetáculo quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida às personagens: duas velhas que moram juntas. Um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. É parte de uma pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação de parte do corpo que ganha personalidade através do movimento. Duração: 35 minutos. Concepção e atuação: Katiane Negrão e Dico Ferreira. Colaboração dramatúrgica: Juliana Capilé. Produção e Figurino: Luciana Falcon. A O fio condutor da Tato Criação Cênica é uma dramaturgia essencialmente corporal, buscando com a integração das linguagens do teatro, da dança contemporânea, da mímica e do teatro de animação. www.tatocriacaocenica.com.br 21h no palco principal - De-vir – Cia. Dita Quatro performers em cena pontuando as interferências do corpo com seu ambiente. O Corpo entendido como uma mídia que avança por acelerações, rupturas, diminuições de velocidade, desmembrando, constantemente, uma nova roupagem. “De-vir” propõe intensificar esses movimentos ondulatórios engendrando a idéia de um novo design que pode re-compor a disposição e a ordem dos elementos essenciais que compõem as estruturas físicas de uma pessoa. Cia. Dita. Direção e coreografia: Fauller. Assistência de direção: Wilemara Barros. Bailarinos: Wilemara Barros, Lairton Freitas, Marcelo Hortêncio, Fauller. Música: Ryoji Ikeda. Som: Wilenaina Barros. Luz: Fernando Peixoto, operação Fábio oliveira. www.ciadita.com 22h na sala de teatro Zona de Transição: trabalhos de curta duração 2. Joubert Arrais - Algo que ainda não encontrou vazão. Tentativa 8 de sobrevivência: como desestabilizar a relação corpo-dança-música? A partir do procedimento de improvisação em dança Experimento Bruto (Mara Guerrero/SP). Concepção e demonstração: Joubert Arrais. Orientação compositiva: Mara Guerrero. Áudio gravado: Angela Souza. Entre 15/20 min 3. Todas as cebolas da casa/Felipe Araújo – Fortaleza. No solo de Felipe Araújo, o corpo que dança está dilacerado pela experiência de uma despedida amorosa. 15 min 4. Eu, roxo. Intérpretes e pesquisadores: Daniel Pizamiglio e Rubéns Lopes. Atuação musical: Leandro Mateuzo. Realização: Emma Teran Coletivo - Dialogar com o conceito de "um mapa no corpo-cruzado": "A tensão da existência com o exterior". 16 min 5. Cumplicidade na contramão. Bailado de teimosas esperanças do criador da Cia. Ballet Baião, de Itapipoca. Intérprete-criador: Gerson Moreno. Sonoplastia: Cacheado Braga. Cerca de 30 minutos de duração 6. Esperai. Um exercício de Brino Correia a partir do sapateado. 5 min 7. A chuva também molha. Um exercício com o público do Centro de Experimentação em Movimento – Cem. Direção: Sílvia Moura. 10min Domingo, 21 16h na sala de teatro - Demonstração de trabalho do Grupo Teatro Máquina 17h no Teatro Morro do Ouro - O intrépido Anãmiri – Uma fantástica aventura Grupo Bricoleiros Uma aventura com o aprendiz de feiticeiro Anãmiri. Direção, texto e cenografia: Ctistiano Castro. Criação dos Bonecos: Cristiano Castro e Eliania Damasceno (figurino). Operador de Som: Eder Machado. Atores Manipuladores: Cristiano Castro, Eliania Damasceno e Marconi Basílio. bricoleiros@yahoo.com.br 18h no pátio nobre - Lês Muzes Dynamo- La Belle Zanka Uma viagem no tempo, entre o céu e a terra, a poesia urbana da Cia. La Belle Zanka incorpora as artes de rua e o circo. Criação e direção: Margot Carrière. Feito em 2006 a convite da Bienal da Dança de Lyon, França, com participação em festivais do Canadá e Japão. www.labellezanka.fr 19h no palco principal - Viaje Solo de Oskar Zimmermann, director da Escuela Internacional del Payaso del Teatromuseo del Titere y el Payaso de Valparaiso, Chile. As peripécias de clown por vários paises para se reencontrar com seu filho na Rússia. Em suas malas, leva instrumentos musicais. oskarzim@hotmail.com Segunda, 22 17h na sala de teatro - Demonstração de trabalho da Cia. Dita 20h no palco principal: O Cantil – Grupo Teatro Máquina - A partir de “A exceção e a regra” de Bertolt Brecht. Com o Grupo Teatro Máquina. Direção de Fran Teixeira. Uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil. A encenação enfatiza a metáfora da manipulação, estendendo a relação entre os personagens para os atores, através das figuras condensadas do boneco-narrador e do manipulador-narrador. joelmon@gmail.com Terça, dia 23 20h no palco principal - Los Corderos. Crónica de José Agarrotado (menudo hijo da puta) - O espetáculo gira em torno de um tema cada dia mais próximo e assustador: a dificuldade de comunicação entre as pessoas. Os dois intérpretes - também autores e criadores do grupo - desenvolvem ao longo da peça uma sucessão agitada, rítmica e enérgica de desencontros, com algumas aproximações fugazes. As expressões corporais, a música e as palavras são repetidas até perderem o sentido original, até mudarem de significado ou até ficarem sem sentido algum. Há ternura e humor nos jogos cênicos propostos pelos atores David Climent e Pablo Molinero. www.loscorderos.es + Seguido de conversa com o grupo CRÍTICA/ESCRITA dramaturgos Marcos Barbosa, Edilberto Mendes, Márcio Marciano (sugestão Rogério Mesquita, Paula Iemanjá) Ricardo Guilherme, Oswald Barroso, T.Arrais, Emanoel Nogueira * * *

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