Farmácia Oswaldo Cruz é tombada

Secultfor COMENTÁRIOS

Farmácia Oswaldo Cruz é tombada

"Um lugar-referência da mundanidade fortalezense, agregando à sua imagem arquitetônica"(Arquiteto Romeu Duarte Júnior)



Na manhã desta terça-feira (10), duas importantes decisões foram tomadas durante a reunião do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic) na sede da Secultfor: o tombamento do prédio onde funciona a Farmácia Oswaldo Cruz, situada na rua Major Facundo, 576, na Praça do Ferreira, e da antiga sede do Sport Club Maguary, localizado na Rua Barão do Rio Branco, Nº 2.955, no Bairro de Fátima.

No caso da Farmácia, houve um tombamento integral, que inclui a edificação, os bens integrados e acervos existentes. O parecer foi apresentado pelos conselheiros Augusto César, representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e Alênio Carlos de Alencar, representante da Associação Nacional dos Profissionais Universitários de História (Anpuh). No documento, consta que “A arquitetura eclética (...), seu mobiliário, seu uso e sua história efetivamente não devem cair no esquecimento pela ausência de registro. Nesse sentido, urge a necessidade de preservar a farmácia ao tempo de integrá-la à cidade, em sua dimensão histórico-cultural”.

A antiga sede do Sport Club Maguary também foi tombada. De acordo com o parecer elaborado pelo arquiteto Romeu Duarte Júnior, representante da UFC, o prédio é “Em conjunto com os demais clubes da Capital (Comercial, Diários, Iate, Ideal, Iracema, Líbano, Massapeense, Náutico), (...) um lugar-referência da mundanidade fortalezense, agregando à sua imagem arquitetônica (...) valores simbólicos e afetivos, ampliados ainda pela sua contribuição à história dos equipamentos do tipo em nossa cidade”.

Comphic

O Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), criado pela Lei 9.347 de 11 de março de 2008, normatiza os mecanismos de proteção ao patrimônio histórico, cultural e natural da cidade de Fortaleza e é formado por representantes de 17 entidades da sociedade civil e órgãos da Prefeitura Municipal, do Governo Estadual e da União.

De acordo com a lei, o Comphic tem as seguintes atribuições: deliberar sobre os tombamentos e registros de bens de natureza material e imaterial, respectivamente; formular diretrizes de política de preservação e proteção de bens culturais e naturais; opinar sobre planos e propostas de proteção ou de outras intervenções na cidade que possam afetar a integridade dos bens protegidos ou passíveis de proteção; fiscalizar, arbitrar e aplicar sanções quando da ameaça ou ação predatória sobre os bens protegidos; entre outras. Portanto, além de ser um órgão consultivo, o Conselho tem o importante papel de deliberar.

Secultfor


DAVID ČENĚK no júri do Cine Ceará

Postado em 28/05/2015 - 14:37:00

Edital de Festejos Juninos 2015

Postado em 05/05/2015 - 10:21:28




Comentários

blog comments powered by Disqus