Filmes da semana na Vila das Artes

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Filmes da semana na Vila das Artes

Ainda na quarta, às 18h30, o Cineclube Vila das Artes, dando continuidade a mostra de filmes do cineasta e artista Derek Jarman, exibe Crepúsculo do Caos (1988).


Nesta semana quatro filmes em cartaz na Vila das Artes. Na quarta-feira (17), às 14h30, o Cine da Tarde (Cineclube formado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com curadoria da Vila) apresenta Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (Direção: Kim Ki-duk | Coréia do

Sul/Coréia, 2003). O longa coreano traz uma bela mensagem onde ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós.

Ainda na quarta, às 18h30, o Cineclube Vila das Artes, dando continuidade a mostra de filmes do cineasta e artista Derek Jarman, exibe Crepúsculo do Caos de 1988 (foto). Filme que traz a visão apocalíptica de Jarman sobre o seu país. Ruínas, muros, vermelho de sangue e vermelho do fogo, fogo das tochas e fogo das armas, fogo da bomba e do céu, homens encapuzados, gangues à deriva... É este o cenário da Londres de Jarman "em chamas". E é num carrossel diabólico de imagens que o realizador inglês "monta", às camadas, a sua crítica ao hatcherismo - sociedade que tende autofagicamente à dissolução dos seus valores de liberdade e tolerância, ainda sob o fantasma do nazismo... As velhas viúvas parecem controlar as operações do grupo terrorista que fuzila o protagonista. Após o filme tem conversa com pesquisador Robério Sacramento.

Na quinta-feira (18), às 18h30, a Mostra Retratos do Nazismo, organizada pelo 24 Quadros (grupo de alunos e ex-alunos da Vila das Artes) projeta Mephisto (Istvan Szabó | 1981). Longa ambientado na Alemanha de 1930. Hendrik Hofgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira. Porém, quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Hendrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem, se transforma na medida mais desprezível de todas. E na sexta-feira (19), também às 18h30, tem o premiado Amém (Costa Gavras | 2001). O filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Um oficial da SS desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza dos tanques de guerra. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Amém é considerado um dos filmes mais polêmico. Ganhou na França o Cesar (Oscar francês) de melhor roteiro.

As sessões são gratuitas e abertas ao público. A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Mais informações pelo 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus