Fortaleza receberá bigtainers e ecotainers para acondicionamento do lixo

Prefeitura de Fortaleza COMENTÁRIOS

Fortaleza receberá bigtainers e ecotainers para acondicionamento do lixo

Os equipamentos, que são subterrâneos, serão instalados no Centro, Praia de Iracema e Beira Mar.


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assinou na manhã desta segunda-feira (13), no Hotel Sonata Iracema, a ordem de serviço para implantação de bigtainers e ecotainers no Centro, na Praia de Iracema e na Beira Mar. Os equipamentos para acondicionamento do lixo são subterrâneos, sendo mais estéticos e evitando mau cheiro e vazamento de resíduos para as calçadas ou ruas. "A implantação desses contêineres subterrâneos tem tudo a ver com o momento que Fortaleza vive hoje, pois desde o segundo ano do nosso governo é a capital que mais gera empregos. Atualmente, somos a quarta cidade em abertura de empresas - somente shoppings foram sete com a construção iniciada durante a minha gestão -, mas o crescimento econômico também traz mais geração de lixo. Esses equipamentos vêm resolver o problema do lixo em pontos turísticos e de grande circulação de pessoas", ressaltou a prefeita durante a cerimônia.

A implantação e gerenciamento dos bigtainers e ecotainers serão feitos pela empresa concessionária do município de Fortaleza para limpeza urbana, EcoFor Ambiental S.A. Os dois tipos de equipamentos já estão em Fortaleza. Essa tecnologia já é utilizada nos Emirados Árabes Unidos, em Portugal e em alguns países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, já existe na cidade de São Paulo. A capital cearense, onde serão implantados nove ecotainers e três bigtainers, será a primeira do Nordeste a receber esse tipo de equipamento. O investimento para dotar Fortaleza dessa tecnologia é de R$ 1,8 milhão.

Bigtainer
São caixas de compactação com capacidade para 16 metros cúbicos ou 15 mil litros, que ficam abaixo do nível do solo. Visível, no nível do solo, ficam os marcos, que são pequenas lixeiras, de cerca de 60 centímetros, que estão disponíveis para que os resíduos cheguem ao bigtainer. Serão instalados nas Praças do Ferreira, Praça Murilo Borges (BNB) e Praça José de Alencar.

O recipiente que receberá os resíduos tem a capacidade de compactar o lixo depositado dentro dela, na razão de 1:5. Ou seja, se forem depositados 500 litros de lixo, ele os reduzirá para 100 litros. O equipamento possui uma plataforma de levantamento (elevador) que é ativada por quatro cilindros, funcionando de forma elétrica. Esta plataforma levanta a caixa de compactação ao nível da rua na hora da coleta, que é feita por um caminhão do tipo roll-on-roll-off. Ele pega uma caixa cheia de resíduos e deixa em seu lugar, outra, vazia.

A caixa de compactação do bigtainer ficará sob o solo em uma caixa de concreto com 25 centímetros de espessura; 3,50 metros de largura; 3,40 metros de profundidade; e 7,30 metros de comprimento. A caixa de compactação terá as seguintes medidas: 6,30m de largura; 2,60m de altura; e 2,50m de altura.

Os bigtainers farão parte da Operação de Varrição do Centro, que será realizada pela Ecofor. Eles servirão de base para deposição dos resíduos durante a Operação. Os caminhões farão a retirada dos contêineres sempre a partir das 19 horas, como preconiza a legislação que regulamenta o tráfego de caminhões naquele bairro.

Ecotainer
O ecotainer também é um sistema que acondiciona lixo abaixo do nível do solo, com pequenas lixeiras visíveis. As estruturas que serão montadas em Fortaleza têm condições de conter dois ou quatro recipientes de 1.100 litros em seu interior. Todo o sistema é mantido trancado dentro de um recipiente metálico com borracha, o que o torna impermeável à água ou cheiro. Aqui, a caixa de concreto também servirá como uma armadura para envolver o equipamento. Ambos ficam enterrados sob o solo.

Os ecotainers podem comportar dois (B2) ou quatro (B4) contentores. Inicialmente serão instalados oito equipamentos do tipo B2 e um do tipo B4. A caixa para dois contentores terá as seguintes medidas: 2,70 metros de comprimento; 1,57 metros de largura; e 1,91 metros de profundidade. Já a caixa para quatro contentores terá as mesmas medidas da caixa para dois, sendo maior no comprimento: 5,13 metros. Já cada contentor medirá 0,98 metros de largura; 1,38 metros de comprimento, e 1,45 metros de altura.

Os contentores serão acionados por meio de um sistema hidráulico, pela mangueira do caminhão que coletará os resíduos dentro deles. Esse trabalho poderá ser feito pelo caminhão compactador com carga traseira, tanto de dia quanto de noite.

Os ecotainers permitirão ainda a coleta seletiva, com resíduos separados por lixo úmido e lixo seco. Para o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Adalberto Alencar, a destinação de resíduos sólidos é uma das grandes questões no setor ambiental. "Para resolvê-la, a atual gestão tem investido em galpões de coleta seletiva em parceria com associações de catadores. Agora, estamos também disponibilizando uma forma mais estética de coletar o lixo", destacou ele.

Locais de Instalação na Praia de Iracema e Beira Mar
- Poço da Draga/ Pavilhão Atlântico - B2
- Ponte dos Ingleses - B2
- Praia de Iracema - B2
- Proximidades do Náutico - B2
- Iracema Guardiã - B2
- Praça Nossa Senhora da Saúde - B2

No caso da Beira Mar, o projeto de Reordenamento Urbanístico e Paisagístico planejado pelo arquiteto Fausto Nilo também contemplará a instalação desses equipamentos.


Comentários

blog comments powered by Disqus