Laboratório de pesquisa da Galeria Antônio Bandeira em atividade

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Laboratório de pesquisa da Galeria Antônio Bandeira em atividade

A ideia é debater, a partir desta experiência artística como pesquisa, quais seriam as possíveis relações entre arte contemporânea, produção de registro (memória) e o trabalho do arqueólogo.



Na próxima segunda-feira, o laboratório de pesquisa da Galeria Antônio Bandeira retoma suas atividades. O primeiro encontro é com a professora Manuelina Duarte Candido, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que vai tratar do tema “'Dejeuner sous l'herbe' de Daniel Spoerri: diálogos entre arte contemporânea e arqueologia”, às 9h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).

Em 23 de abril de 1983, o artista Daniel Spoerri organizou nos jardins do Montcel em Jouy-en-Josas uma festa chamada de "Déjeuner sous l’herbe, à l’occasion de l’enterrement du tableau-piège". Naquele dia, cerca de 80 pessoas, ilustres membros da elite cultural, se encontraram para participar de uma performance de Eat Art, inventada pelo artista, membro ativo do grupo Fluxus e fundador do Novo Realismo. Ao final do acontecimento, todos os convidados deveriam concordar em voltar, pouco tempo depois, para abrir um sítio arqueológico que o artista pensou como sendo as "primeiras escavações da arte moderna". Este projeto em torno das atividades de pesquisa do sítio arquelógico é coordenado por Bernard Müller, trata-se de um projeto coletivo interdisciplinar chamado «Société du déterrement du tableau-piège » [SDTP], Sociedade da escavação da "mesa armadilha".

Manuelina Duarte Cândido possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é aluna do Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa - Portugal), onde desenvolve pesquisa sobre gestão de museus e metodologias para a realização de diagnósticos museológicos.

Professora Assistente II da Universidade Federal de Goiás (UFG), de Museologia. Tem experiência nas áreas de História, Museologia e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, preservação, patrimônio cultural, educação para o patrimônio e história dos museus. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Participou da Diretoria da ANPUH-CE. Tem livros e artigos publicados nas áreas mencionadas, atua como docente e como consultora. Participa do Instituto Praeservare - Preservação do Patrimônio Cultural. Ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo.

O Laboratório de Pesquisa da Galeria Antônio bandeira é um grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e de leitura dirigida. O intuito é promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições. Os encontros do Laboratório são quinzenais e acontecem na Vila das Artes.

SERVIÇO

Laboratório de pesquisa da Galeria Antônio Bandeira. Dia 23, às 9, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), com a professora Manuelina Duarte Candido, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que vai tratar do tema “'Dejeuner sous l'herbe' de Daniel Spoerri: diálogos entre arte contemporânea e arqueologia”.


Comentários

blog comments powered by Disqus