Novo Concerto da Orquestra Contemporânea do Ceará no Theatro José de Alencar

Teatro José de Alencar COMENTÁRIOS

Novo Concerto da Orquestra Contemporânea do Ceará no Theatro José de Alencar

A Orquestra Contemporânea do Ceará-UECE se apresenta novamente no dia 30 de junho de 2011, Domingo, no Theatro José de Alencar, às 18h. Entrada franca.



A Orquestra Contemporânea do Ceará-UECE (OCC-UECE), sob regência do maestro convidado Erickinson Bezerra e participação da Violista Solista Camila Meirelles, se apresenta novamente no dia 30 de junho de 2011, Domingo, no Theatro José de Alencar, às 18h. Entrada franca. No repertório: Alfredo Barros, Danilo Guanais, Radamés Gnattali, e Welligton Sousa.

A Orquestra Contemporânea do Ceará–UECE teve seu início em agosto de 2009. Devido à natureza experimental de repertório da orquestra, seu conjunto de obras é bem variado: há obras autorais de compositores brasileiros, notadamente aqueles que cursam do Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, além de obras do repertório tradicional sinfônico.

A OCC–UECE é formada por aproximadamente cinqüenta músicos distribuídos dentre as seguintes sessões orquestrais: madeiras, metais, percussão e cordas. Orientados, dirigidos e regidos pelo prof. Alfredo Barros, maestro, doutor em Artes Musicais pela The Universityof Texas at Austin, Texas, EUA. O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988. O músicos se reúnem três vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí, à Av. Paranjana, 1700, quartas quintas, e sextas (13h30 às17h). Este projeto, que acaba de completar dois anos de existência, já tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que recentemente solou com a OCC–UECE o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. Além disso, a OCC–UECE age como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. Deste modo a OCC–UECE também abre uma perspectiva para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias: de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGPq, a Coordenação do Curso de Música da UECE, Núcleo Gráfico da UECE, e a Fundação Eleazar de Carvalho têm dado extremo e importantíssimo apoio à orquestra. Além desse apoio acadêmico, contamos com importante apoio da Aço Cearense e Bandeirantes Mídia Exterior.

Teatro José de Alencar


Dia Internacional da Mulher no TJA

Postado em 01/03/2017 - 13:41:23

Uma Noite de 'Walpurgis' e 'Divertissiment'

Postado em 22/02/2017 - 17:44:25

Programação para fevereiro no TJA

Postado em 08/02/2017 - 13:16:05

Rubens Ewald Filho ministra workshop

Postado em 17/11/2015 - 14:48:54




Comentários

blog comments powered by Disqus