Plano de reabilitação do Centro

Prefeitura Municipal de Fortaleza COMENTÁRIOS

Encontros dão continuidade ao plano de reabilitação do Centro

"Desde os anos 90, o Centro sofre processo de esvaziamento residencial."



Hoje, quarta-feira (21 de janeiro) e amanhã (22), a Prefeitura de Fortaleza dará continuidade aos trabalhos relativos ao Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza, através de encontros com representantes do Plano de Metas de Fortaleza (Plamefor) e do Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap). Os eventos servirão para esclarecer sobre as próximas etapas do plano que restabelecerá as condições de moradia na área central da cidade.

Desde os anos 90, o Centro sofre processo de esvaziamento residencial. E, ainda que o bairro possua infra-estrutura e ofereça trabalho, hoje há edificações vazias e terrenos provenientes de demolições ocupando vários trechos. Ao longo deste mês, está sendo elaborada a versão preliminar do Plano, que apresentará estratégias para intervenções no Centro e potenciais programas habitacionais.

O Plano Preliminar e o diagnóstico definitivo serão apresentados em fórum, que acontecerá em fevereiro próximo, através de oficinas. Com base no Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, do Ministério das Cidades, o Plano, que é financiado pela Caixa Econômica Federal e coordenado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), deve ficar pronto até o final deste semestre.

Etapas anteriores - O Plano envolve a participação de diferentes secretarias, da sociedade civil e da população que trabalha, mora ou é interessada em morar no Centro. Em 2007, foi contratada empresa responsável por providenciar levantamento de dados, desenvolvimento de estudos, e sistematização de contribuições dos participantes de eventos.  

Ao longo de 2008, foram realizados seminários temáticos com funcionários da Prefeitura e com a sociedade civil organizada, além de oficinas territoriais com comunidades. As conclusões dos seminários resultaram na elaboração de diagnóstico técnico e social, documento chave para a identificação de setores de potencialidade estratégica para instalar moradia no Centro.

Serviço:
Prefeitura dá continuidade ao Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza
Dias
: Hoje (21 de janeiro) e amanhã (22)
Horário: Sempre às 15h
Locais: Respectivamente, no Crea (Rua Paula Rodrigues, 304, Fátima) e na Caixa Econômica do Dragão do Mar (Av. Almirante Barroso, 500, Praia de Iracema).

Comentários

blog comments powered by Disqus