Seminário Cidades e Festivais de Artes pelo Zona de Transição no TJA

Teatro José de Alencar COMENTÁRIOS

Seminário Cidades e Festivais de Artes pelo Zona de Transição no TJA

O Seminário “Cidades e Festivais de Artes: caminhos possíveis da criação à difusão artística” traz relatos de experiência de produção artística e produção de público.



O Zona de Transição - I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará e Conexões Latinas - Mostra LatinoAmericana de Artes realizam conjuntamente o seminário "Cidades e Festivais de Artes" no Theatro José de Alencar - TJA, em Fortaleza, de 18 a 21 de junho de 2012. Com o intuito de abraçar múltiplas experiências de produção artística e produção de público, o seminário é uma troca de saberes entre diretores, programadores e promotores de mais de 15 ações e festivais públicos e privados de artes cênicas, artes visuais, audiovisual e música da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Panamá e Uruguai. Acontece no salão nobre do TJA, em Fortaleza, das 14h às 17h, e tem acesso gratuito (120 lugares).

Nos quatro dias de compartilhamento de práticas e um diálogo aberto entre instituições realizadoras e profissionais envolvidos na organização de festivais artísticos, serão apresentados festivais de larga trajetória. O foco na produção artística e produção de público é um mote para se refletir sobre os festivais em interlocução com as cidades. Diretores, programadores e produtores de festivais artísticos expõem durante 30 minutos, cada um, sobre os festivais que realizam. As apresentações serão mediados pelo prof. Dr. Hector Briones, da Universidade Federal do Ceará. Chileno vivendo no Brasil, o prof. Hector Briones é um pesquisador de teatro na América Latina.

Em exposição para estimular o debate sobre o papel dos festivais artísticos, festivais de larga trajetória, como é o caso do Porto Alegre em Cena, a ser apresentado pelo coordenador geral do evento, Luciano Alabarse, e do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, apresentado por Vanildo Franco, ambos realizados em setembro e completando 19 edições em 2012. A interlocução dos festivais artísticos com as cidades onde se realizam será pautada por experiências como a do Festival Internacional de Teatro de Havana, Cuba, trazida por Julio César Ramirez, da Red de Promotores Culturais de Latinoamérica e Caribe, ao lado de cases como o do Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua, festival no interior do Ceará que impulsiona a pequena cidade de Arneiroz e será apresentado pelo ator e diretor Robson Cavalcante. Fontes de financiamento, relações com públicos, formação artística, formação do espectador, uso e ocupação das cidades são temas que permeiam transversalmente as conversas abertas ao público.

No primeiro dia (segunda-feira, 18) serão compartilhadas as práticas dos festivais Ibero Americano de Teatro de Bogotá e de Teatro de Manizales, experiências da Colômbia trazidas por Octavio Arbelaez, que apresentará também a Paltaforma CirculArt, o Festival de Teatro de Fortaleza e o Porto Alegre Em Cena. Na abertura dos trabalhos, breve exposição sobre os realizadores do seminário, o festival Zona de Transição e mostra Conexões Latinas.

Na terça, dia 19, o veterano Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga ao lado das experiências da Costa Rica, que faz um festival das artes; da Bahia, o Festival Internacional de Artes Cênicas sediado em Salvador; e o Festival Internacional de Teatro de Havana, Cuba.

Na quarta-feira, dia 20, o criador do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, Guilherme Reis, ao lado de Roberto Enrique King apresentando o Festival Internacional de Artes Cênicas do Panamá, Ivan Solarich, mostrando o Festival de Artes Cênicas do Uruguai, o Fidae (Uruguai), e Festival dos Inhamuns.

A produção de videodança entra em pauta com Silvina Sperling, da mostra argentina VideoDanzaBa na quinta, dia 21, quando Marcelo Allasino apresenta o Festival de Teatro de Rafaela, cidade argentina, e Davi Linhares mostra as duas experiências do Ceará no incentivo à produção artística e produção de público para a dança, a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Bienal de Par em Par. Na mesma tarde, Celso Curi apresenta os festivais de Curitiba, de larga tradição, e o recém-criado Cena Brasil Internacional, cuja primeira edição acontece agora em junho no Rio de Janeiro, São Paulo e Lorena.

Além da possibilidade de debate, o seminário se coloca como um espaço aberto ao diálogo com artistas e demais profissionais de todas as linguagens artísticas, que podem levar seus portfólios em formato digital e disponibilizá-los para pessoas que programam mais de 15 festivas no Brasil e mais seis países da América Latina. E reforça o caráter de escola do Zona de Transição, que está em sua primeira edição de festival e terceira de encontro internacional de artes cênicas do TJA.

O seminário "Cidades e Festivais de Artes" se coloca como um campo fértil para acolher e lançar perguntas sobre nossas práticas artísticas e, desde sua concepção e realização como ação conjunta do Zona de Transição e Conexões Latina, aponta para uma ação em rede, colaborativa, com intercâmbio intensivo e continuado para a produção artística e produção de público.

Serviço:

SEMINÁRIO Cidades e festivais de artes: caminhos possíveis da criação à difusão
Relatos de experiências de produção artística e produção de público
Theatro José de Alencar - TJA: salão nobre (altos do foyer)
Segunda a quinta, 18 a 21 de junho de 2012, 14 às 17h
Acesso gratuito - por ordem de chegada - 120 lugares
Não é necessário fazer inscrição

Segunda-feira, dia 18
Abertura: Izabel Gurgel (Zona de Transição - TJA) e Paulo Paulo Victor Gomes Feitosa (Conexões Latinas - Quitanda das Artes)
Porto Alegre em Cena, Brasil: Luciano Alabarse
Ventana Internacional de Las Artes/Festival Ibero Americano de Teatro de Bogotá, Red CirculArt, Festival Internacional de Teatro de Manizalles, Colômbia: Octavio Arbelaez
Festival de Teatro de Fortaleza: Natasha Faria

Terça-feira, dia 19
Festival Internacional de Teatro de La Habana, Cuba: Julio César Ramirez
Festival Internacional das Artes, Costa Rica: Anselmo Navarro
Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Ceará, Brasil: Vanildo Franco
Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - Fiac, Brasil: Ricardo Libório

Quarta-feira, dia 20
Cena Contemporânea -Festival Internacional de Brasília, Brasil: Guilherme Reis
Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua, Ceará, Brasil: Robson Cavalcante
Festival Internacional de Artes Cênicas do Panamá: Roberto Enrique King
Festival Internacional de Artes Cênicas - Fidae, Uruguai: Ivan Solarich

Quinta-feira, dia 21
Festival VideoDanzaBa, Argentina: Silvina Sperling
Festival de Teatro de Rafaela, Argentina: Marcelo Allasuni
Bienal Internacional da Dança do Ceará e Bienal de Par em Par, Ceará, Brasil: David Linhares
Festival de Teatro de Curitiba e Cena Brasil Internacional, Brasil: Celso Curi

 

Teatro José de Alencar


Dia Internacional da Mulher no TJA

Postado em 01/03/2017 - 13:41:23

Uma Noite de 'Walpurgis' e 'Divertissiment'

Postado em 22/02/2017 - 17:44:25

Programação para fevereiro no TJA

Postado em 08/02/2017 - 13:16:05

Rubens Ewald Filho ministra workshop

Postado em 17/11/2015 - 14:48:54




Comentários

blog comments powered by Disqus