TJA convida para visitas guiadas que mostram obras de acessibilidade e manutenção

Teatro José de Alencar COMENTÁRIOS

TJA convida para visitas guiadas que mostram obras de acessibilidade e manutenção

TJA está em obras para se tornar mais acessível: intervenções vão da calçada aos bastidores e começaram em fevereiro.


O Theatro José de Alencar segue em obra para se tornar mais acessível. Da calçada aos bastidores, as obras iniciadas 23 de fevereiro último incluem fazem também recuperação da edificação. Realizam-se com o TJA aberto ao público, de terça a domingo, sem perda ou redução de espaço para apresentações de espetáculos.

A programação de espetáculos e atividades formativas do TJA prossegue, usufruindo dos vários espaços da edificação de 1910, do jardim e do Cena (anexo TJA). "Como o TJA hoje é um centro de convivência artístico-cultural de mais de 12 mil metros quadrados, com espaços e atividades múltiplas, mantivemos a programação em meio ao canteiro de obras", informa a diretora Izabel Gurgel. "Mesmo quando fizemos a recuperação do piso do palco da grande sala, não interrompemos a programação e o atendimento ao público", complementa a diretora administrativa, Silêda Franklin.

Sobre a acessibilidade no TJA: o teatrão de 1910 vai ganhar espaço para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos. A partir da calçada, o projeto prevê acesso com rampas e corrimões à edificação histórica, jardim e Cena (anexo TJA) e piso-sinalização para portadores de deficiência visual. Para além dos acessos da área externa e intervenções no térreo da grande sala, também houve modificações no conjunto de banheiros e em um dos camarins no porão, que foi completamente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

As obras de recuperação do TJA contemplam conjuntos de portas e banheiros e o piso do chamado palco principal. Chama-se palco principal hoje o teatro de 1910 propriamente dito. Como ao longo dos últimos 20 anos o TJA ganhou novos espaços e palcos, além de usar cenicamente vários outros espaços, o teatrão internamente passou a ser nominado palco principal.

Mantido pelo Governo do Estado do Ceará, o TJA passou por dois grandes restauros e várias reformas ao longo de seus mais de 102 anos. O restauro finalizado em 1975, entre outras ações, implantou o jardim projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. O perfil atual do TJA se desenhou a partir do último restauro, realizado entre 1989-1991, que deu ao TJA um jardim redesenhado por Burle Marx e apto a receber atividades múltiplas e um anexo, o Cena, espaço multiuso. Juntos, ampliaram o TJA para mais de 12 mil metros quadrados.

 

Teatro José de Alencar


Dia Internacional da Mulher no TJA

Postado em 01/03/2017 - 13:41:23

Uma Noite de 'Walpurgis' e 'Divertissiment'

Postado em 22/02/2017 - 17:44:25

Programação para fevereiro no TJA

Postado em 08/02/2017 - 13:16:05

Rubens Ewald Filho ministra workshop

Postado em 17/11/2015 - 14:48:54




Comentários

blog comments powered by Disqus