Tradição, brilho e molecagem fazem o carnaval na Av. Domingos Olímpio

Prefeitura de Fortaleza COMENTÁRIOS

Tradição, brilho e molecagem fazem o carnaval na Av. Domingos Olímpio

Escolas de samba, maracatus e afoxés animaram cerca de 30 mil pessoas na festa popular.



A cadência e o brilho nas fantasias e no olhar dos brincantes dos maracatus ganharam lente de aumento em 2012: três telões, ao longo da avenida ampliavam as imagens para um público atento e satisfeito com a beleza dos cortejos que abriram a festa no domingo, 19. "Sou fã do carnaval de rua desde quando era na Duque de Caxias. Trouxe mais 10 pessoas, entre familiares e vizinhos, inclusive meu primeiro neto de sete meses. Isso aqui está cada dia melhor", diz Luiz Carlos Melo, 56, policial militar.

Este ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), reforçou a infraestrutura da festa: arquibancadas cobertas para 4.890 pessoas, câmeras, grades de proteção aos brincantes e áreas reservadas aos cadeirantes garantiram o bom resultado anunciado pela prefeita Luizianne Lins: "O carnaval de Fortaleza está consolidado. Cem por cento de ocupação hoteleira e, o que é mais importante, a democratização dos polos gerou um clima de alegria e paz".

Um público calculado pela Polícia Militar em 30 mil pessoas, recepcionou os 13 maracatus que iluminaram a noite do domingo, 19. Entre eles, o Nação Fortaleza, aplaudido de pé ao homenagear o centenário de nascimento do rei do baião, Luiz Gonzaga; o Az de Ouro, com seus pretos velhos da umbanda; o Nação Pici, que teve sua "loa" (música) cantada em coro pela plateia; os cadeirantes do Maracatu Solar; o colorido da Nação Iracema e o resgate da tradição das culturas Jejê (Bahia) e Congo Angolana (Ceará), trazido pelo Maracatu Rei de Paus.

Na segunda-feira, 20, 12 blocos e cordões passaram pela avenida. A irreverência do "Doido é tu", com 600 foliões, um dos selecionados para gravação do CD carnavalesco através de edital da Secultfor, levantou as arquibancadas e fez o público cantar: "Tô rasgando dinheiro, tô dando cambalhota, eu tô rindo à toa..." Para em seguida, com o dedo em riste, apontar: "Se disserem que eu sou louco, eu respondo: doido é tu!".

Já o bloco "A turma do mamão", inovou com o carro "Pau-de-arara do Mamão", todo de isopor e desmembrável, lembrando a insegurança desse tipo de transporte no interior do Nordeste, servindo de transporte escolar: "vou de pau-de-arara em busca da felicidade!". O cordão Império do Nordeste optou pelo cultura do frevo, fervendo na rua com seus passes e sombrinhas.

Na terça-feira, 21, foi a vez das escolas de samba e afoxés. Entre estes, 1.000 mulheres, do bloco "Adeus, Amélia" foram um destaque extra-programação, que emocionou e surpreendeu o público com um grito de liberdade, emancipação e alegria. Nos afoxés, o clima místico; nas escolas, as baterias e o colorido chamaram a atenção dos que foram à avenida na despedida do Carnaval. Nos três dias de folia, a avenida Domingos Olímpio contou com a segurança de 32 câmeras espalhadas ao longo do trajeto das agremiações, 77 policiais militares, 210 guardas municipais, 150 agentes de trânsito e 256 profissionais de limpeza urbana, que se dividiram em três turnos para garantir o sucesso da festa. "Ano que vem tem mais, e eu vou estar aqui de novo, com certeza", disse Maria Alzenir, 49, empolgada.

Para a titular da Secultfor, Fátima Mesquita, este foi o melhor dos carnavais: "A gestão conseguiu aflorar o sentimento do povo, tornando visível a expressão da cultura, através da ocupação do espaço público. A intensa participação popular fez valer cada esforço extra da organização da festa", concluiu.

//Confira as fotos do Carnaval 2012

Incentivo à cultura popular
Com o objetivo de apoiar diretamente as agremiações carnavalescas, fortalecer e democratizar o Carnaval na cidade, a Prefeitura lançou o V Edital de Carnaval de Rua de Fortaleza. Por meio deste, a gestão investiu R$ 462 mil, premiando 32 agremiações da capital, além de 18 grupos de maracatus e escolas de samba e 14 blocos, cordões e afoxés.

A comissão julgadora do desfile é formada por 12 julgadores, dois para cada quesito, selecionados pela Secretaria de Cultura de Fortaleza. Os quesitos são porta-estandarte, fantasia, balaieiro, loa, batuque (bateria) e rainha. O resultado está previsto para ser divulgado nesta quinta-feira, 23.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus