Trio Musiarte faz concerto especial em setembro para interpretar Astor Piazzolla

Teatro José de Alencar COMENTÁRIOS

Trio Musiarte faz concerto especial em setembro para interpretar Astor Piazzolla

O violoncelista Bruno Ponte, o violinista Joselito Carvalho e o pianista Vitor Duarte voltam com "As quatro estações portenhas", de Piazzola, em única apresentação dia 15 de setembro às 15h.


O Trio Musiarte é formado por violino, violoncelo e piano em uma formação clássica da música de câmera inicialmente formatada para atmosferas íntimas. Seus integrantes, Joselito Carvalho atua como violinista da Orquestra Eleazar de Carvalho; como professor de violino, viola e Regente da Orquestra Jovem de Sobral; como músico e consultor de música para a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará e é também um Luthiêr, ou seja, um restaurador de instrumentos musicais. Ao violoncelo, Bruno Ponte integra a Orquestra Eleazar de Carvalho e participa da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. E ao piano, Vitor Duarte é professor doutor da Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Trio Musiarte surgiu na cidade de Curitiba no ano de 1994 quando o violinista Joselito Carvalho iniciou as atividades musicais explorando um repertório barroco. No ano 2000 retomou suas atividades em Fortaleza integrando o quarteto Musiarte e o Grupo Barroco Musiarte apresentando-se intensamente nas melhores salas de música de Fortaleza, entre elas o Teatro José de Alencar e o Teatro Dragão do Mar. O Trio Musiarte no ano de 2013 participa da série Concertos do Nordeste promovido pelo Banco do Nordeste e concertos nas cidades de Sobral, Ico e Crateus.

Além do caráter intimista essencial do trio com piano na música de câmara, o Trio Musiarte explora um repertório composto para esta formação na música de concerto do barroco ao contemporâneo, clássicos populares e populares. Repertório este que relevam sutis e refinadas ideias musicais com o fim de mostrar as possibilidades e a riqueza da sonoridade produzida por seus instrumentos.

Currículos:

Prof. Dr. Vitor Duarte - piano (foto Jacques Antunes)
Vitor Duarte é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará onde leciona as matérias Teclado em Grupo e Análise Musical. Possui graduação em Piano pela Universidade Federal de Goiás (1992), Mestrado em Música pela Arizona State University-USA (1997), doutorado em artes musicais (DMA) pela The University of Arizona-USA (2002).

Mr. Duarte recebeu vários prêmios enquanto no Brasil. Destaca-se o 1° lugar no 1° Concurso JK de Piano da cidade de Brasília. Nos USA foi vencedor do prestigioso "President's Competition" da The University of Arizona e foi premiado no "Green Valley International Piano Competition". Como solista tocou sob a regência dos maestros Sílvio Barbato, Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Emílio de Cézar, Joaquim Jayme, Jidong Cai e Alfredo Barros. Participou do Festival Chopin pela The University of Arizona, e do Festival Chopin pela Chopin Academia de Música em Varsóvia, Polônia, a convite da professora Barbara Hesse-Bukowska. Em Phoenix gravou para a KBACH -FM.

Entre professores e masterclasses estiveram presentes os pianistas Belkiss Spencieri (Goiânia), Zora Mihailovich (ex-aluna de Busoni e Michelangeli), Barbara Hesse-Bukowska (vencedora do Concurso Chopin em Varsóvia), Martin Canin (Julliard School), Nelita True (Eastman School), Mack MaCrey (University of San Francisco), Tomas Laratta (San Francisco), Gilberto Tinetti (USP), Caio Pagano (ASU), Nicholas Zumbro e Nohema Fernandez (UofA).
Na área de teclado coletivo trabalhou para a Universidade do Arizona e prefeitura de Tucson City (AZ-USA) desenvolvendo a musicalização através do teclado na universidade, em parques da cidade e em comunidades locais. Foi professor da Escola de Música de Brasília e da Universidade de Brasília.


Joselito Carvalho Albuquerque - violino
Joselito Carvalho Albuquerque é natural de Massapê-Ce, Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos de idade com os professores Alberto Jaffé e Deise de Lucca. Posteriormente, obteve bolsa da Universidade Rural do Rio de Janeiro para estudar com o professor Paulo Bozízio e com Eric Lehninger na UNI- RIO.

Foi integrante de diversas orquestras brasileiras e estrangeiras entre elas a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Salvador-Ba, Orquestra Filarmônica de Goias-Go, Orquestra Sinfônica de João Pessoa-PB, Orquestra Sinfônica de Recife-PE, Orquestra Sinfônica do Paraná-PR, Orquestra Mikabo Filarmônica-Shimmmachi (Japão). No Japão atuou no Método Miname de orquestras infanto juvenis como professor de violino e viola. Participou de concertos com a Orquestra Mikabo Filarmônica-Shimmachi e com os Irmãos em Cristo Yude Tanita e Halena Tanita formou a primeira orquestra Megume Junior na cidade de Oizume destinada à crianças Brasileiras . Hoje, atua na Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e participa da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.
Participou de diversos festivais de renome nacional como o Festival de Campos do Jordão (SP) e Festival Eleazar de Carvalho (CE).

No ano de 2008 participou da maior turnê já realizada no Brasil, com a Orquestra do Estado do Mato Grosso viajou 85 cidades em 90 dias, sendo 22 capitais e cidades do interior, tocando Villa-Lobos. Idealizou e dirigiu a Camerata Eleazar de Carvalho. Atuou como regente e espalla na Orquestra Eleazar de Carvalho. Desde 2010 é professor de violino , viola, e Regente da Orquestra Jovem de Sobral. É camerista e também Luthiêr (restaurador de instrumentos musicais) desde 1990.

Bruno Ponte de Sousa - violoncelo
Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Sobral em 2002 com a Profa. Bernadete Carvalho e Prof. Joselito Carvalho. Desde 2006 integra a Orquestra Eleazar de Carvalho onde obteve a oportunidade de solar diversas vezes. Participou de vários Festivais Eleazar de Carvalho recebendo aulas dos professores Juarez Jonson, Rebeca Paterson, Raif Dantas, Mauro Brucoli, Otison Clis, Lachlan Dent e Aliaksandr Znachonak. Bruno Ponte atua como camerista e tem se destacado em seus solos como um músico de talento jovial e energético.

 

Teatro José de Alencar


Dia Internacional da Mulher no TJA

Postado em 01/03/2017 - 13:41:23

Uma Noite de 'Walpurgis' e 'Divertissiment'

Postado em 22/02/2017 - 17:44:25

Programação para fevereiro no TJA

Postado em 08/02/2017 - 13:16:05

Rubens Ewald Filho ministra workshop

Postado em 17/11/2015 - 14:48:54




Comentários

blog comments powered by Disqus