Vila das Artes faz exibição de filmes independentes

Vila das Artes COMENTÁRIOS

Vila das Artes faz exibição de filmes independentes para candidatos a vagas para o Curso de Realização em Audiovisual

Mesmo sendo voltadas aos candidatos da seleção, outros interessados também podem acompanhar as exibições no período da manhã e tarde desde que haja disponibilidade de assentos na sala.


Durante toda a próxima semana, a Vila das Artes apresenta filmes do circuito independente de exibição para os candidatos que participam do processo seletivo para o Curso de Realização em Audiovisual. As exibições acontecem pela manhã (9h), à tarde (13h30), e à noite (18h30), neste último caso, serão acompanhadas de debate. Mesmo sendo voltadas aos candidatos da seleção, outros interessados também podem acompanhar as exibições no período da manhã e tarde desde que haja disponibilidade de assentos na sala.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Audiovisual, Rúbia Mércia a ideia é já inserir os candidatos no universo do audiovisual, estimular a ocupação da Vila das Artes, e proporcionar maior conhecimento sobre a produção cinematográfica nacional. "Vale destacar que os filmes tiveram sua exibição cedida pelos próprios realizadores. Alguns ainda nem entraram em circuito de exibição, como é o caso do filme "A Cidade é uma Só", destaca.

Seis filmes integram a lista: A Cidade é uma Só, de Adirley Queirós (DF), Os Residentes, de Tiago Mata Machado (MG), O Duplo, de Juliana Rojas (SP), O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges (MG), As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento, do cearense Alexandre Veras (CE) e O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla (SP).

Confira o trailer do filme A Cidade é uma Só: http://vimeo.com/44499067

Trecho de As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento: http://www.youtube.com/watch?v=kxhFuY8JJVs

O Céu sobre os Ombros: http://www.youtube.com/watch?v=-lrU8yLQdMw

·(21/06) - 18:30 - sexta-feira
AS VILAS VOLANTES - O VERBO CONTRA O VENTO (Alexandre Veras, CE, 2005)

SINOPSE: Através do verbo, habitantes de vilas de pescadores obrigados a se deslocarem devido à ação das dunas e marés, reconstroem lugares, hábitos e práticas. As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento apresenta o imaginário dessas comunidades no corpo do filme através de poéticas audiovisuais. Assim, dois anciãos descrevem a vila em que viveram sua juventude, sobre a duna que a cobriu; um experiente pescador relata um naufrágio fazendo uma analogia entre um barranco e uma onda que virou sua embarcação; um pescador, de seu barco, confronta a terra vista composta de vegetação, dunas e mar, com a paisagem da memória, atestando a ação dos ventos; e um antigo construtor de barcos revela-se um sábio ao promover a construção de uma embarcação "no vazio".

DURAÇÃO: 55 min.

DEBATEDOR: Alexandre Veras

·(24/06) 18:30 - segunda-feira
O DUPLO ( Juliana Rojas, SP, 2012)

SINOPSE: Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

DURAÇÃO: 25 min.

A CIDADE É UMA SÓ ( Adirley Queirós, DF, 2012)

SINOPSE: Daí eu pensei em como fazer um filme bem legal, agradável e gângster: Brasília I love you.

DURAÇÃO: 80 min.

DEBATEDOR: Hugo Pierrot

·(25/06) 18: 30 - terça-feira
OS RESIDENTES (Tiago Mata Machado, MG, 2010)

SINOPSE: Em uma casa abandonada, os Residentes instauram uma nova zona autônoma temporária. Jura e o filho alojam-se na cozinha, Matheus e Ava enfurnam-se num quarto, Dimas marca seu território pelas paredes da casa. Logo, eles receberão novos hóspedes: um velho militante neoísta, um auto-exilado e uma artista plástica de renome, aparentemente seqüestrada. As ambiências lúdicas que o grupo cria dentro da casa começam repentinamente a se proliferar pelas ruas da cidade.

DURAÇÃO: 120 min.

DEBATEDOR: Yuri Firmeza

·(26/06) 18:30 - quarta-feira
O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (Rogério Sganzerla, SP, 1968)

SINOPSE: Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas.

DURAÇÃO: 92 min.

DEBATEDOR: Ythallo Rodrigues

·(28/06) 18:30 - sexta-feira
O DUPLO ( Juliana Rojas, SP, 2012)

SINOPSE: Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

DURAÇÃO: 25 min.

O CÉU SOBRE OS OMBROS ( Sérgio Borges, MG, 2011)

SINOPSE: Momentos das vidas de três pessoas comuns, anônimas, que vivem um contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade: uma prostituta transexual e acadêmica, um hare krishna, chefe de torcida organizada de futebol e um escritor estrangeiro suicida. Rompendo as fronteiras entre documentário e ficção, o filme nos revela o quão semelhantes são nossos medos e desejos e o quanto todos nós queremos ser amados.

DURAÇÃO: 72 min.

DEBATEDORA: Camila Vieira

 


Comentários

blog comments powered by Disqus