Saúde dos Idosos

Faculdade Ateneu - Parceiro COMENTÁRIOS

Compreendendo O Processo De Envelhecimento

Professor Evaldo Lópes no Centro Integrado de Saúde Ateneu - CISA



Por Evaldo Lopes Júnior*

 

Os atendimentos de Fisioterapia nos adultos idosos vêm evoluindo para uma área de especialização da prática para diversos profissionais de saúde. A geriatria, ou tratamento do idoso, baseia-se no reconhecimento de que o processo de envelhecimento faz com que o corpo responda de maneira diferente à lesão, à doença e ao tratamento clínico. 

O campo da geriatria continua a ganhar atenção devido ao rápido crescimento desse segmento da população e ao impacto socioeconômico previsto neste século. Demograficamente a idade de 65 anos é empregada para delinear a chegada da "velhice". Um dos motivos para essa delineação é a prática social estabelecida, como aposentadoria, Previdência Social e seguro de saúde. 

Não existe uma definição perfeita sobre o processo de envelhecimento, mas podemos defini-lo, imprecisamente, como sendo as manifestações de eventos biológicos  que ocorrem com o tempo. O termo "envelhecimento, refere-se ao processo, ou grupo de processos, que tem lugar em um organismo vivo e que, com o passar do tempo, conduz à perda da capacidade de adaptação, à deficiência, à limitação funcional e à incapacidade que, por fim, leva ao óbito”. Com o aumento da idade, há um aumento da probabilidade de ocorrência de afecções debilitantes crônicas e perda da capacidade funcional.

Existem várias teorias sobre o processo de envelhecimento. As teorias genéticas concentram-se nos mecanismos de envelhecimento localizados no núcleo da célula, esta teoria defende que com o passar dos anos, as mutações e anomalias cromossômicas vão se acumulando e resultando a senescência. As teorias não genéticas concentram-se nas alterações da função de sistemas de controle no interior do organismo: sistema imunológico, sistema neuroendócrino, sistema musculoesquelético e sistema nervoso central.

Seja qual for a causa, o envelhecimento não é um processo biológico simples, mas sim, uma ampla gama de alterações relacionadas com a idade que ocorrem simultaneamente em diversos sistemas do corpo. Em conjunto, essas alterações têm impacto sobre a capacidade do corpo de adaptar-se às tensões e aos desafios físicos diários, sobre a recuperação das agressões e sobre a continuidade da manutenção  da função vital.

  

*Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Mestre em Ciências Fisiológicas. É Professor da Faculdade Ateneu desde 2014.

 

Faculdade Ateneu


Desertificação no nordeste brasileiro

Postado em 19/04/2018 - 17:01:33

A Fala Como Diferencial Competitivo

Postado em 03/04/2018 - 12:10:21

Saúde dos Idosos

Postado em 27/03/2018 - 15:56:50




Comentários

blog comments powered by Disqus