Cartas inéditas de Carlos Drummond de Andrade e sua filha chega ao Espaço Cultural Correios

Espaço Cultural Correios COMENTÁRIOS

Cartas inéditas de Carlos Drummond de Andrade e sua filha, a escritora Maria Julieta” chega ao Espaço Cultural Correios

Ministério da Cultura e Correios apresentam e patrocinam o espetáculo teatral, que comemora os 110 anos do nascimento de Drummond e os 40 anos de carreira da atriz Sura Berditchevsky.


Para festejar os 40 anos da trajetória artística, e os 110 anos do nascimento do grande escritor-poeta Carlos Drummond de Andrade, a atriz SURA BERDITCHEVSKY chega ao Espaço Cultural Correios Fortaleza, com o espetáculo teatral "Cartas inéditas de Carlos Drummond de Andrade e sua filha, a escritora Maria Julieta" em temporada gratuita de 27 a 30 de agosto. As apresentações em Fortaleza reservam os dias 27 e 28, ao agendamento de escolas municipais e estaduais. Abertas ao público, as quatro sessões dos dias 29 e 30, terão as senhas distribuídas no dia 29 de agosto, a partir das 9h, por ordem de chegada. São 60 lugares em cada apresentação.

A montagem teatral retrata através das correspondências, a relação de Maria Julieta e o pai Drummond de Andrade, a profunda e intensa cumplicidade de ambos com trocas de mensagens escritas, que iniciaram desde os cinco anos de idade dela. A peça, que estreou em 2011 no Rio de Janeiro, já percorreu cidades como São Paulo, São José dos Campos, Paraty, Porto Alegre, Brasília e foi ainda apresentada em Lisboa, Portugal
Sura Berditchevsky, que além de atuar, assina a concepção e dirige a peça junto a Luis Fernando Philbert, evidencia que "Julieta e Drummond estabeleceram uma relação de amor, respeito, ética, companheirismo, afinidade intelectual através da literatura". Pedro Drummond assina com Sura a pesquisa da correspondência e idealização do projeto. Sura fez um recorte priorizando a família e a fortíssima relação entre pai e filha. "Família é intimidade. Eles são elegantes na relação, no afeto. Essa intimidade está refletida nas correspondências", observa.

A idéia de encenar as cartas aconteceu casualmente. "Foi a partir de um reencontro em que conversamos sobre nossos projetos. Pedro falou da obra de Drummond, do qual é gestor, e eu do meu desejo de voltar a atuar. Disse que tinha conhecido sua mãe, Maria Julieta. Miguel, filho de Pedro, estava lá. Fiquei impressionada com a semelhança entre avó e neto. Pedro me apresentou "Topázio", romance inacabado que Maria Julieta escreveu pouco antes de sua morte , detalha a atriz e diretora.

A estrutura dramática do espetáculo surge a partir de "Topázio", como revela a idealizadora do projeto: "Comecei do romance inacabado. Aos 59 anos, Juju (apelido de Maria Julieta) falava da infância, de detalhes da juventude, de objetos e do cotidiano. Deixei "Topázio" um pouco de lado, durante uns 4 meses. E ao ler as cartas, minha surpresa: encontrei todas as referências que estavam no livro. Faço uma certa cronologia: infância, juventude e maturidade. É muito simples, tudo que eles escreveram está cheio de imagens, por isso a possibilidade de transpor para cena teatral", define.
Sura conclui que "Topázio é uma urgência, quase um grito libertador de Maria Julieta de se expressar através da literatura, afinal seu oficio. Existe em mim neste momento uma urgência semelhante de voltar a atuar, minha expressão primeira", afiança Berditchevsky.

O espetáculo tem patrocínio do Ministério da Cultura e Correios, foi um dos projetos aprovados em edital público para compor a programação 2012/2013 do equipamento cultural mantido pela ECT em Fortaleza. A Trupe do Riso com Cristina Francescutti assina a produção local. Ficha técnica do espetáculo: direção de arte de Bia Junqueira; figurino de Wagner Marquette; iluminação, por Paulo Cesar Medeiros; trilha de Alexandre Elias, animação gráfica por Renato e Ricardo Vilarouca; pesquisa iconográfica feita por Lucia Cerrone; preparação vocal, a cargo de Rose Gonçalves; programação visual PVDI e fotos por Dalton Valério, e preparação corporal de Jean Marie Dubrul. A Direção de Produção é de Celso Lemos.


Serviço

Local: Auditório do Espaço Cultural Correios Fortaleza

R. Senador Alencar, 38, Centro - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3255-7262 e-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Temporada: 27 a 30 de agosto de 2013
Horários: dias 27 e 28, às 10h e 15h, destinados a agendamento de escolas municipais e estaduais.
Aberto ao público: Dias 29 e 30, às 15h e 18:30h. As senhas (tanto do dia 29 e 30/08) serão distribuídas no dia 29 de agosto, a partir das 9h, por ordem de chegada.
Classificação etária: 12 anos
Entrada: Franca - 60 lugares por sessão
Duração: 60 minutos.

* O Espaço Cultural Correios Fortaleza também recebe o público de segunda a sexta, das 8h às 17h; e nos sábados das 8h às 12h, tendo em cartaz no período a exposição "Waldomiro de Deus, 50 anos de pintura", com visitação de 22/08 a 11/10.

 


Comentários

blog comments powered by Disqus