População de rua realiza confraternização na Praça da Bandeira

SEMAS COMENTÁRIOS

População de rua realiza confraternização na Praça da Bandeira

A programação conta também com brincadeiras variadas para as crianças, apresentações de artistas de rua e do coral da Pastoral da Rua. Ao final da manhã, será oferecido um almoço aos participantes.



Acontece amanhã (16), das 8h às 13h, na Praça da Bandeira, o Natal da população em situação de rua. Promovido pelo Movimento de População de Rua, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a expectativa é que cerca de 500 pessoas participem da confraternização.

Logo no começo, será oferecido um café da manhã bem reforçado. Em seguida, estão programados torneios esportivos, serviço de massoterapia, vacinação, saúde bucal, palestras sobre Redução de Danos e Direitos Humanos (em tendas construídas na praça), aferição de pressão e, ainda, distribuição de roupas e brinquedos.

A programação conta também com brincadeiras variadas para as crianças, apresentações de artistas de rua e do coral da Pastoral da Rua. Ao final da manhã, será oferecido um almoço aos participantes.

Na manhã de atividades, estarão presentes, além da população em situação de rua, representantes da Semas, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Secretaria de Saúde (SMS). Esta é a quarta vez que a Semas promove o Natal da População em situação de Rua, sendo este o segundo ano em que o Movimento de População de Rua fica à frente da organização do evento.

Atendimento da Semas à população em situação de rua

Toda pessoa em situação de rua, atendida pelos profissionais da Assistência Social, são convidadas a fazer o seu cadastro. Apesar disso, a Secretaria acaba por atender um número maior de pessoas, pois alguns recusam o cadastramento.

Hoje, estão cadastrados e são acompanhados sistematicamente pelo CentroPop (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) 1.614 pessoas. Já no Espaço de Acolhimento Noturno o número é de 390 pessoas. Totalizando 2.004 pessoas em situação de rua cadastradas e acompanhadas sistematicamente pela Secretaria.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Semas, oferece a pessoas adultas em situação de rua, o Espaço de Acolhimento Noturno – EAN (modalidade de albergue noturno). A unidade possui equipe com assistentes sociais, psicólogo e educadores sociais e funciona das 18h às 7h, todos os dias da semana, inclusive feriados.

A Semas mantém também o Centro de Referência Especializado para População de Rua (CentroPop) que funciona, de segunda à sexta (horário comercial), na rua Antônio Pompeu, 134, Centro. Através do CentroPop, a Semas executa o Serviço Especializado de Abordagem de Rua – SEAR (cuja equipe atua em logradouros e praças da cidade).

A Prefeitura oferece, ainda, o Consultório de Rua (através da SMS, Secretaria Municipal de Saúde) que atende a pessoas em situação de rua por motivos de drogadição e o Ponte de Encontro (através da SDH, Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza), que atende exclusivamente criança e adolescente.


Comentários

blog comments powered by Disqus